Red.: Marcos Felipe*

Reconhecidos como patrimônio cultural do Brasil, os bumbás Caprichoso e Garantido recebem hoje, em Brasília, a Ordem do Mérito Cultural (OMC). A condecoração é outorgada pelo Mistério da Cultura a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira.

Caprichoso e Garantido receberão a comenda por meio de seus respectivos presidentes, Babá Tupinambá e Fábio Cardoso. Além de receber a comenda, as agremiações ainda farão uma apresentação especial aos participantes da cerimônia.

O boi vermelho e branco leva para a capital do país o apresentador Israel Paulain, pajé André Nascimento, a porta-estandarte Edilene Tavares, o tripa Piçanã e ainda Vanessa Costa, item substituto.

“É um momento de reconhecimento da cultura do boi-bumbá, do Festival de Parintins e do povo vermelho da baixa do São José”, explica o presidente Fábio Cardoso.

Pelo lado azul e branco estão em Brasília o apresentador Edmundo Oran, a porta-estandarte Marcela Marialva, o tripa Alexandre Azevedo, e a sinhazinha da fazenda, Valentina Cid.

“Estamos muito felizes. É mais um momento histórico não apenas para o Caprichoso, para o contrário, pois um não vive sem o outro e essa rivalidade faz parte da essência da nossa festa”, comenta Edmundo Oran.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério da Cultura, desde a criação da OMC, em 1995, mais de 500 personalidades e instituições foram agraciadas por suas contribuições ao desenvolvimento da cultura no país. São intelectuais, produtores, entidades públicas e privadas, artistas dos mais diversos segmentos e realizadores de trabalhos culturais importantes nas áreas de inclusão social, artes, audiovisual e educação.

*com inf. do CNA7