Red.: Marcos Felipe

Gabaritos oficiais do Enem já estão disponíveis. O Inep divulgou a lista de cada uma das provas aplicadas e os cadernos de questões na íntegra. O material está disponível na página do Enem, no endereço www.enem.inep.gov.br . Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 18 de janeiro.

O Inep também disponibilizou todos os vídeos da “videoprova” em Libra sem seu canal do Youtube. Segundo a autarquia, isso permitirá que os surdos e os deficientes auditivos tenham como estudar para futuras edições do Enem em sua primeira língua.

Mesmo com o gabarito, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.

Na última segunda-feira, dia 12 de novembro, o Inep anulou uma das questões da prova de matemática por já ter sido usada em um vestibular da Universidade Federal do Paraná em 2013. A autarquia inclusive instaurou sindicância para apurar responsabilidades.

A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

*com inf. da Agência Brasil