Alvorada Parintins

Chuvas frequentes aumentam preocupação com o mosquito transmissor da dengue

Equipes da gerência de endemias realizam visitas domiciliares de rotina para orientar a população quantos aos cuidados básicos em prevenção ao mosquito.

Em função do período sazonal, provocado pelas intensas chuvas que caem na região, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Parintins intensifica as ações de enfrentamento ao mosquito aedes aegypti. O objetivo é eliminar focos e evitar principalmente os casos de dengue no município.

Equipes da gerência de endemias realizam visitas domiciliares de rotina para orientar a população quantos aos cuidados básicos em prevenção ao mosquito.

A coordenadora da pasta responsável, Elaine Pires, comenta que além da orientação, as equipes realizam o serviço de borrifação nos bairros da cidade.

“O objetivo é que a gente possa realmente eliminar a densidade vetorial, ou seja, os mosquitos adultos, as fêmeas principalmente que fazem toda proliferação. Sabemos que o mosquito aedes aegypti é o transmissor de várias doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, etc. Nosso objetivo realmente é que a população fique livre dessa doença”

De janeiro a março deste ano, foram registrados 14 casos suspeitos de dengue em Parintins, mas nenhum deles confirmado, como enfatiza a coordenadora da pasta, Elaine Pires.

“O município de Parintins, desde janeiro até o mês de março já notificou 14 casos suspeitos de dengue, dentre eles todos negativos. Toda pessoa que apresentar dor de cabeça, dor nos olhos, dor no corpo, febre, dor nas articulações, procurem uma Unidade Básica de Saúde ou a Vigilância, nas quais nós disponibilizamos os exames sorológicos para detecção”

 

Relacionadas
Deixe um comentário