Alvorada Parintins

Desligamento do Linhão de Tucuruí causa apagão em várias cidades do país

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas

Amazonas Energia informou que, às 07h32 desta terça-feira (15), ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucurui, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interligados, afetando também as cidades de Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.

No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS.

Nas redes sociais há relatos de falta de energia em diversos estados como Paraíba, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Acre, Amapá e Piauí.

Com informações da Amazonas Energia.

 

PARINTINS

Parintins segue sem energia desde as 07h:30, muitas reclamações foram registradas nos canais do Sistema Alvorada de Comunicação. O jornalismo Alvorada se dirigiu até a concessionária  de energia do município para buscar esclarecimentos. Segundo o gerente local da Amazonas Energia, Paulo Franciné, a empresa local está aguardando orientações pelo Operador Nacional.

“Estamos apurando o motivo da interrupção, ainda não sabemos quando vai acontecer o restabelecimento. Vamos aguardar o posicionamento da ONS, uma vez que a Amazonas energia não tem mais controle na distribuição de energia, tudo está ligado diretamente ao Linhão, esperamos que essa orientação seja feita e que se normalize o fornecimento”, disse.

ESCLARECIMENTO

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Relacionadas
Deixe um comentário