Alvorada Parintins

Pescadores atingidos pela seca recebem auxílio da União

No Amazonas mais de cem mil pescadores vão receber esse auxílio extraordinário

Os pescadores artesanais que foram afetados pela seca severa que atingiu o Amazonas já começaram a receber o auxílio extraordinário da União. O direito é válido para quem tem seguro defeso concedido até 1º de novembro, referente ao ciclo passado (setembro de 2022) e ao atual. O dinheiro é depositado em parcela única de R$ 2.640 na conta bancária do beneficiário.

No Amazonas mais de cem mil pescadores vão receber esse auxílio extraordinário, que começou a ser liberado para os pescadores, de acordo com Wazenir Falcão, presidente da Federação dos Pescadores do Amazonas.

Na quarta-feira, 06 de dezembro, começaram a receber quem tem Cadastro de Pessoa Física (CPF) terminado em 0, 1, 2 e 3. Os CPFs terminado em 4, 5 e 6, recebem a partir desta quinta-feira, dia 07, e os com finais 8 e 9 recebem a partir de sexta-feira.

De acordo com Carlos Mello, Secretário Executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, diferente do seguro defeso, o auxílio extraordinário é pago aos pescadores que ficaram sem trabalhar durante a seca mais severa dos últimos 120 anos.

“O auxílio será concedido aqueles que já estão elencados para o seguro-defesa. Foi um critério para que a gente pudesse atender de maneira segura e justa, o mais rápido possível”.

Em Parintins, a presidente do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, Márcia Costa, informou que já começaram a ser convocados os que serão beneficiados pelo auxílio emergencial.

Além deste auxílio da União, Márcia confirmou que o pagamento da primeira parcela do seguro defeso 2023/2024 deve sair no dia 15 de dezembro.

 

Relacionadas
Deixe um comentário