Alvorada Parintins

Via sacra da juventude leva centenas de fiéis às ruas de Parintins e arrecada alimentos durante o trajeto

A Via Sacra teve como tema “Jesus, vocacionado do Pai, ensina-nos a partilhar com quem tem fome”

A Via Sacra da Juventude levou centenas de fiéis às ruas de Parintins, nesta sexta-feira, 07. A procissão saiu às 8h, da Igreja da Sagrada Família, situada na Avenida Tadeu de Souza, bairro União e encerrou na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, na parte central do município.

A Via Sacra teve como tema “Jesus, vocacionado do Pai, ensina-nos a partilhar com quem tem fome”. A encenação da paixão desse ano de 2023 foi adaptada ao tema do ano Vocacional “Vocação: Graça e Missão” e da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Fome”.

As pastorais da Diocese de Parintins, incluíram nas 16 estações, diferentes olhares sobre as duas temáticas. Rosely Sarmento representante do grupo da Cáritas Diocesana, responsável pela coleta de alimentos durante o percurso, comenta sobre a arrecadação.

“O nosso trabalho na coleta dos alimentos do gesto concreto dos jovens e das famílias que vieram participar da via sacra. Nós montamos pontos para fazer essa coleta ao longo do percurso e depois vamos reunir esse material para distribuir nas paróquias da nossa Diocese, porque temos muitas famílias carentes e cada paróquia tem uma demanda”, destaca Rosely.

Para o coordenador da Pastoral da Juventude, Paulo Pachêco, é uma felicidade poder realizar mais um ano a Via Sacra e perceber a mobilização dos jovens nesta experiência para refletir o mistério da paixão de Cristo.

“Os jovens que estiveram conosco atenderam a todos os indicativos, todos os gestos concretos que foram propostos, a questão da doação do quilo de alimento, da cruz que trouxeram deixando a via sacra muito bonita com várias cruzes ao longo do trajeto e é um trabalho que fica sendo desenvolvido nos grupos e movimentos envolvidos”, enfatiza o diácono.

O jovem Rhuan Carneiro, que interpretou Jesus na 3º estação, fala do desafio de representar o principal personagem do momento santo.

“É um papel muito desafiador, pesado, para qualquer pessoa que tenha incumbência de viver esse momento da história de Jesus, principalmente pelo fato de ficar ali parado, mas tendo a missão de passar a mensagem daquele momento de grande significado para nós católicos, uma vez que Jesus significa amor por cada um de nós”, comenta o jovem.

Jéssica Silva, uma das organizadoras da 6º estação e intérprete da Pastoral do Surdo, comenta sobre a temática inserida pela equipe.

“Nós ficamos responsáveis pela 6ª estação, onde mostramos a questão da Verônica enxugando o rosto de Jesus Cristo, apresentando todo o seu sofrimento e tendo como tema da  Campanha da Fraternidade, a fome. Então, nós buscamos mostrar que a fome é a cruz do mundo, mas não apenas a fome de alimento, mas também a questão da fome espiritual”, explica Jéssica.

O bispo da Diocese de Parintins Dom José Albuquerque, que participou pela primeira vez da Via Sacra de Parintins, comenta sobre o envolvimento da juventude e agradece a todos que acompanharam este momento de fé.

“Esse dia já um dia muito emocionante por si só e, acompanhando a via sacra, as estações, escutando a Palavra de Deus, percorrendo o caminho que Jesus fez, foi emocionante participar pela primeira vez desse momento que foi tão bem preparado. Penso que já tem toda uma história de dedicação de todos os grupos, a coordenação sempre se empenha e procura programar de uma forma uma zelosa e tem a colaboração de tanta gente. O mais bonito foi perceber o envolvimento da nossa juventude. Só tenho a agradecer a Deus e louvo por tanta gente ter participado”, ressalta Dom José.

 

Ação ambiental e distribuição de água aos pedestres também foram destaques na via sacra da juventude

 O coordenador do Rally Ambiental, Affonso Rodrigues esteve presente na via sacra da juventude, juntamente como os voluntários da equipe, realizando a limpeza dos lixos que foram descartados durante o percurso.

“O Rally Ambiental Parintins já faz essa atividade, essa ação ambiental de coleta de resíduos a partir de uma necessidade que nós percebemos nas vias sacras passadas, onde as pessoas tomam água, refrigerante, comem picolé e flal, e vão descartando as embalagens ao longo do caminho. Então, nós entendemos que nesse momento de reflexão temos que pensar na questão ambiental, pois não existe vida sem o meio ambiente”, destaca Affonso.

 

A equipe da Droga Amiga participou pela primeira vez desse momento religioso, e supriu a sede dos fiéis durante o trajeto que finalizou na Catedral de Parintins. Ronaldo Pereiro, que direcionou a equipe da Droga Amiga para a ação, comenta sobre a iniciativa.

“Nós criamos uma frase que é “Dê água a quem tem sede” e isso norteou essa ação que fizemos na via sacra para ajudar as pessoas que participaram desse momento de fé como forma de reflexão e agradecimento. Já fizemos uma promessa de todo ano fazer essa ação tanto na via sacra, quanto na festa da Santa”, afirma Roberto.

A participação dos devotos na via sacra é sempre um momento muito marcante

 Dalila Reis, devota de Nossa Senhora do Carmo, ressalta a sua vitória em mais uma participação na via sacra da Juventude.

“Eu participo desde criança, quando vinha acompanhada dos meus pais da via sacra e, até hoje, graças a Deus eu me sinto bem e tenho muita devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora do Carmo. Tudo que passei na minha vida agradeço a nossa Mãezinha e a Jesus que é nosso amigo”, enfatiza D. Dalila.

Marquinhos Souza, que há 10 anos carrega a cruz durante todo o percurso, destaca o sentimento de poder completar mais um ano, a missão.

“É uma honra ter vindo a mais uma via sacra e carregar a grande cruz durante o percurso. Fico feliz, pois faço isso movido pela minha fé. Peço a Deus que me dê saúde para continuar nessa missão por muitos anos” destaca.

A Polícia Militar do 11º Batalhão de Parintins garantiu a segurança dos fiéis durante a Via Sacra da Juventude, que finalizou com mais um momento teatral na Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

 

Texto/Fotos: Aldair Rodrigues/William Vieira

Relacionadas
Deixe um comentário