Alvorada Parintins

Após análise, Laboratório Central descarta casos de dengue em Parintins

A Secretaria de Saúde e Coordenação de Vigilância em Saúde de Parintins, recebeu l resultado negativo de dengue no município, após análise de sorologias enviadas ao Laboratório Central (Lacen), em Manaus. Sete casos suspeitos foram notificados e amostras foram enviadas para averiguação na instituição que é referência no Amazonas. Desde a intensificação das chuvas na região, a Prefeitura tem redobrado o trabalho de conscientização e visitas em áreas consideradas de maior proliferação do mosquito da dengue, o aedes aegypti.

Dos sete casos suspeitos e já descartados, três são do bairro da Francesa e um do Santa Clara, Itaúna 1, Itaúna 2 e Emílio Moreira.

Segundo a coordenadora de vigilância em saúde Elaine Pires, é necessária atenção para que não haja surto de dengue em Parintins. “Isso é um indício que não temos a circulação viral no município, mas estamos em alerta. Mais uma vez chamamos atenção da população para manter quintais limpos, sempre evitando o acúmulo de água”, disse.

Elaine Pires pediu a colaboração dos cidadãos para que recebam bem os agentes comunitários de endemias nas ações de combate a prevenção nas residências. “Eles levam as informações e as orientações. Uma vez que você não recebe o agente, ele não consegue fazer seu trabalho e futuramente você pode ser afetado justamente pela presença do mosquito transmissor e até ficar doente”, alertou.

Em 2019, Parintins não registrou casos de dengue, apenas três notificações suspeitas e também descartadas pelo Laboratório Central (LACEN).

*Com informações de assessoria
você pode gostar também