Alvorada Parintins

Atendimentos do HPC serão transferidos para o Hospital Jofre Cohen

 

O Governo do Estado, a Diocese de Parintins e a Prefeitura entraram em consenso e definiram pela transferência temporariamente de todos os atendimentos que estavam sendo realizados no Hospital Padre Colombo para o Hospital Regional Jofre Cohen.

A decisão foi tomada após audiência pública na Câmara Municipal de Parintins, dia 7 de outubro. Participaram da audiência o prefeito Bi Garcia, o bispo Dom Giuliano, o padre Mauro Romanello, Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde Estadual e população em geral.

No dia 1º de outubro, a direção do Hospital Padre Colombo suspendeu os atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por falta de cobertura contratual e consequentemente por falta de recurso financeiro.

Outro motivo da suspensão dos serviços foi a necessidade urgente de reforma do prédio do HPC, que apresenta rachaduras, infiltração, rede elétrica desgastada, o que põem em risco até mesmo a vida dos pacientes e profissionais de saúde.

Durante os debates, o bispo Dom Giuliano Frigeni e o padre Mauro Romanello argumentaram da necessidade urgente de uma ampla reforma no Padre Colombo.

“O desejo de melhorar o atendimento passa por uma inadiável reforma do hospital. Queremos fazer isso não em trinta meses, mas em dois ou três meses, para recolocar em funcionamento o essencial”, disse o bispo.

O argumento dos representantes da Diocese e do Padre Colombo foram entendidos pelo secretário Executivo Adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde, Cássio Roberto Espírito Santo, que participou da audiência por vídeo conferência.

Na proposta da Secretaria de Saúde do Estado, os recursos humanos, insumos e equipamentos do Padre Colombo serão transferidos para o Hospital Jofre Cohen, enquanto for realizada a reforma e reestruturação do HPC.

“A proposta da Secretaria de Estado é que nesse momento, evidenciado pela própria Diocese, que a estrutura física do hospital não tem condições de estar abarcando tanto a parte de internação, quanto a parte de cirurgias, é que a gente transfira esses serviços para Hospital Jofre Cohen. E lá no Jofre Cohen a gente adequou os espaços. Então, ninguém vai fechar nada. Na verdade, nós vamos transferir de uma unidade para outra, e aí a nossa proposta é transferir os recursos humanos, de equipamentos, para que a gente possa continuar atendendo a população sem ter a descontinuidade no serviço, e após o Padre Colombo se organizar na estrutura física, que a gente trace um novo convênio dentro do que é proposto, do que é legal”, assegurou Cássio.

A necessidade de realizar trabalho na estrutura do prédio do hospital, e para isso, ter que suspender os atendimentos foi entendido também pelo prefeito Bi Garcia.

“Lamentavelmente o hospital fechou de forma inesperada, mas é por um processo de reforma e com esse processo de reforma a gente entende sim, que há a necessidade de fechar o hospital, e isso foi bem colocado pela Diocese, pelo Dom Giuliano. Nós vamos absorver todos os serviços no Hospital Jofre Cohen. Já estamos com 176 leitos, com mais de 40 leitos na pediatria e na neonatologia. Vamos abrir um centro de saúde 24h para urgência e emergência no Bumbódromo”, pontuou o prefeito.

A reforma do HPC deve ser realizada o mais rápido possível, de acordo com o procurador-geral do hospital Padre Mauro Romanello.

Relacionadas
Deixe um comentário