Alvorada Parintins

Barreirinha registra 15 casos de doença de chagas

Mais um caso da doença de chagas confirmado no município de Barreirinha, totalizando 15 diagnósticos, todos eles em moradores do Distrito de Cametá do Ramos. A principal suspeita é que as pessoas contaminadas consumiram vinho de patauá, fruto parecido com a bacaba e o açaí. Existem mais dois casos sendo investigados no município.

De acordo com o coordenador da atenção básica de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Barreirinha, enfermeiro Lucas Almeida, as pessoas passaram mal ao consumir o suco da fruta e foram encaminhadas ao hospital de Barreirinha.

A princípio com base nos relatos dos sintomas dos pacientes, as características foram de suspeitas de Dengue, os mesmos foram medicados e alguns deles tiveram alta hospitalar e retornaram para Cametá do Ramos.

Ao chegar em casa os moradores continuaram a se sentir mal e foram para o hospital de Boa Vista do Ramos, que fica localizado mais próximo do distrito. Em Boa Vista do Ramos, foram confirmados os diagnósticos para a Doença de Chagas Aguda.

Dos 15 pacientes confirmados com a doença, 8 já foram encaminhados para a Fundação de Medicina Tropical em Manaus.

A Doença de Chagas é uma doença infecciosa grave causada por um protozoário, transmitido pela ingestão de alimentos contaminados por parasitas, presentes nas fezes dos insetos vetores, chamados de barbeiro.

você pode gostar também