Alvorada Parintins

Boi Caprichoso anuncia Patrick Araújo como novo levantador de toadas

O anuncio foi feito na noite deste sábado (5), durante o espetáculo ‘Ópera Amazônia: A Festa do Povo Caboclo’.

O Boi Caprichoso anunciou na noite deste sábado (5) o cantor Patrick Araújo como novo levantador de toadas. O anuncio foi feito durante a live ‘Ópera Amazônia: A Festa do Povo Caboclo’.

Patrick Araújo substituirá David Assayag, que em outubro deixou o Boi da Francesa, e agora faz parte do Boi da Baixa.



Patrick Araújo um dia sonhou em ser levantador de toadas do reduto da Francesa e do Palmares. Na escola, ainda criança, escolheu cantar ‘Tributo a Galdino Pataxó’, obra de 2005 do boi Caprichoso. Quando na arquibancada azul do Bumbódromo sentou pela primeira vez, os olhos atentavam para os músicos e o desejo era ter uma única oportunidade de mostrar que era capaz. “Esse momento chegou, é a minha hora. É o sonho que eu sempre quis e acontece conforme os planos de Deus. Trago comigo a experiência de ótimos festivais, mas também a vontade de seguir aprendendo a cada novo instante. Me sinto extremamente honrado e sei que juntos vamos construir uma história maravilhosa. Contem comigo”, realçou.

De acordo com o presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, o bumbá recebe o artista de braços abertos, que passa a integrar um elenco musical completo. “Temos os melhores maestros, produtores, músicos, percussionistas e agora a melhor voz da nova geração. O conjunto desses fatores nos torna realmente muito forte. O torcedor pode esperar grandes novidades, com performances à altura do nosso boi campeão”, reforçou.

A festa contou com a participação de 10 (dez) vozes que atualmente formam o elenco de cantores do bumbá, cada um responsável por um período do show. O evento iniciou com o talento de Gean Figueira, e seguiu com a presença especial de Diego Brelaz, Arlindo Neto, Paula Gomes, Edmundo Oran (apresentador oficial), Patrick Araújo (levantador oficial), Gilson Matos, Rei Azevedo, Marquinho Azevedo e Márcio do Boi.

Os itens individuais Marciele Albuquerque (cunhã poranga), Cleise Simas (rainha do folclore) e Erick Beltrão (pajé), marcaram presença no show, com performances inéditas para o torcedor. Marcela Marialva (porta-estandarte) foi uma das apresentadores da noite; Valentina Cid (sinhazinha da fazenda) participou de forma virtual no início do evento.

Novidades para a temporada

O compositor Adriano Aguiar está de volta ao Boi Caprichoso. Criado e lapidado na Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, Adriano é escritor de mais de 60 (sessenta) obras que hoje fazem parte da história do bumbá. Ele retorna ao time de compositores do Boi Negro de Parintins para o projeto “Terra, Nosso Corpo, Nosso Espírito”, temporada 2021. Ele surgiu ainda no início do show, no centro do palco, cantando um pot-pourri de toadas azuladas. “Meu lugar é aqui, agradeço a confiança da diretoria e podem esperar por grandes obras para o próximo ano”, disse.

Durante a live, foi destacada a criação do Centro de Documentação e Memória do Boi Caprichoso, já anunciada pelo presidente Jender Lobato. A proposta foi aprovada para receber o auxílio de R$ 200.000,00 por meio da Lei nº 14.017, conhecida como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. O projeto é coordenado pelo professor Diego Omar, membro do Conselho de Arte do bumbá.

O presidente Jender Lobato reforçou a importância da reabertura da Escola de Arte Irmão Miguel de Pascele, projeto social do bumbá que abraça centenas de crianças e proporciona o ensino da arte desde os primeiros anos de vida para os pequenos parintinenses.

Também foi anunciada a ampliação do Galpão de Alegorias do Boi Caprichoso, espaço dedicado a criação do espetáculo alegórico do bumbá. O objetivo é tornar cada vez mais o ambiente humanizado e dentro das normas de segurança do trabalho.

O novo levantador de toadas, Patrick Araújo, será a voz central do CD “Hinos Imortais”, álbum que contará com os sucessos mais tocados na história do Boi Caprichoso. O projeto foi paralisado por conta da pandemia, mas deve ser retomado no próximo ano.

O vice-presidente do Boi Caprichoso, Karu Carvalho, destacou que as novidades engradecem a nova temporada. “Estamos muito contentes em poder presentear o torcedores com esses anúncios, são esforços que ajudam no fortalecimento de nossa equipe, que se mantém cada dia mais unida, em busca de um único objetivo, que o título do Festival de Parintins”, falou.

Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito – Volume 2

Durante o evento, o bumbá anunciou que o recurso conquistado também pela Lei de Emergência Cultural, no valor de R$ 200.000,00 será direcionado para a gravação do novo álbum musical azul e branco: “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito – Volume 2”. A proposta aprovada teve a coordenação do conselheiro de arte Márcio Braz.

A diretoria deve anunciar em breve o edital de toadas com todos os requisitos para apreciação das obras musicais, além dos valores que serão atribuídos a cada toada. O presidente Jender Lobato destacou que o boi já possui um grande CD, gravado neste ano, e que as novas obras chegam para reforçar o que já está ótimo. “Temos ciência do talento de nossos compositores, agora com a chegada do Adriano Aguiar, ganhamos ainda mais força. Será o CD oficial da temporada na voz no nosso novo levantador Patrick Araújo, tenho absoluta certeza de que o material final ficará impecável”, enfatizou.

JORNALISMO AO VIVO VERTICAL
você pode gostar também