Alvorada Parintins

Bumbás publicam manifesto em solidariedade à Amazônia

Nesta terça-feira (20) os Bumbás Caprichoso e Garantido publicaram em suas redes sociais manifesto em solidariedade a Floresta Amazônica, que vem sofrendo com constantes queimadas. Só em agosto desse ano, até o dia 20, foram 23 mil focos de incêndio na Amazônia – mais de mil por dia.

Segundo dados do Programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os incêndios no bioma responderam por 65,1% do total. O percentual em relação a outros biomas é o maior entre os meses de agosto desde o início da medição, em 2003.

Segundo a diretora de ciência do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) Ane Alencar, o aumento de queimadas só pode ser explicado pela alta no desmatamento, já que não houve qualquer evento climático extremo que justifique essa situação.

Confira os manifestos dos bumbás de Parintins:


  • Publicação Boi Caprichoso

O Boi Caprichoso clama: Amazônia Livre!

Do canto do Uirapuru, de 1987, ao canto de esperança para mátria brasilis, em 2019, o Boi Caprichoso sempre levantou a bandeira da preservação da Amazônia, cantada, decantada e dramatizada na Ilha encantada de Parintins. O Caprichoso sempre foi e será o guardião da maior floresta tropical do mundo, não só no discurso, mas na prática.

O Caprichoso se une aos povos da floresta, em defesa da conservação e da preservação do meio ambiente, contra qualquer processo de descontração da luta para manter vivo a maior diversidade do planeta. A Amazônia grita ao mundo para ser livre do desmatamento, das queimadas, dos genocídios, do assoreamento e da poluição dos rios.

É chegada a hora de ouvir os povos da Amazônia, diante da cobiça desenfreada do colonizador contemporâneo. A Amazônia é de todos, mas todos temos o dever de lutar por essa causa maior, a defesa do meio ambiente. Em defesa desse chão vamos cantar para o mundo se conscientizar, porque o Caprichoso é a voz que emana o alerta: “São quinhentas luas sobre as penas do cocá, a guerreira terna nua, vem pedir não deixe o verde chorar, não deixe o rio secar/Amazônia azul, o Caprichoso azul, que te acoberta e vem pedir… Amazônia Livre!”

Reprodução / Facebook Caprichoso

  • Publicação Boi Garantido

Manifesto pela Amazônia

A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, que historicamente atua em defesa da Floresta e dos Povos da Amazônia, manifesta sua preocupação com a ampliação da degradação da Floresta Amazônica.
Os fatos que temos observado através da mídia nacional e internacional nos causa preocupação e indignação.
O Garantido, também conhecido como Boi da Preservação, através do Festival de Parintins têm sido porta-voz durante décadas na defesa deste chão, das riquezas naturais e do direito dos povos nativos.
Em nome dos Povos da Floresta, da Fauna e Flora, exigimos providências, pelo futuro do Planeta, pois somos convictos que a proteção da Amazônia e sua conservação são essenciais para existência da humanidade.

Reprodução / Facebook Garantido
*Com informações de UOL
você pode gostar também