Alvorada Parintins

Covid-19: DSEI Parintins informa que 30 indígenas da região foram infectados

50% dos casos são do município de Maués.

De acordo com dados do Distrito Sanitário Especial Indígena, o DSEI Parintins, até esta quinta-feira (28), são trinta os indígenas contaminados pelo novo coronavírus na região de jurisdição do órgão. Quinze deles (50% dos casos) são do município de Maués.

“O quadro hoje do coronavírus do DSEI Parintins, com relação ao avanço do coronavírus, está em 30 pacientes contaminados, 15 no município de Maués, e os demais são casos dos municípios de Nhamundá, Parintins, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, onde a contaminação aconteceu dentro da área urbana. O único lugar onde já houve contaminação dentro da terra indígena foi realmente o município de Maués”, informou o coordenador do DSEI Parintins, José Augusto Nenga.

Covid-19 no DSEI Parintins

“O DSEI Parintins instalou duas Barreiras Sanitárias, em parceria com a FUNAI, nos municípios de Maués e Barreirinha. A barreira foi montada nas entradas das terras indígenas com o objetivo de conter o fluxo de navegação da terra indígena para os centros urbanos e dos centros urbanos para as terras indígenas”, disse o coordenador.

As equipes de saúde do DSEI Parintins realizam também o serviço de imunização para as demais gripes, inclusive a Campanha de Vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde. No entanto, conforme explicou o coordenador, as “fake news” acabaram adentrando o território das aldeias e muitos indígenas chegaram a duvidar da eficácia da vacina.

Por Marcos Felipe
Relacionadas
Deixe um comentário