Alvorada Parintins

Covid-19: Morre em Manaus Paulinho Faria, ex-apresentador do Garantido

Paulinho Faria estava internado em Manaus desde o início do mês, após ser infectado pelo novo coronavírus.

O ex-apresentador do Boi Bumbá Garantido, Paulinho Faria, de 61 anos, morreu vítima da Covid-19, na tarde desta segunda-feira (22). A informação foi confirmada pela família do artista. Ele estava internado em um hospital particular de Manaus.

O artista parintinense tinha sido transferido da cidade natal para continuar o tratamento contra a Covid-19 em Manaus no início desse mês de fevereiro.

O corpo do ex-apresentador será sepultado em Parintins. O velório será realizado na Cidade Garantido, o horário ainda não foi confirmado pela família.

Paulinho Faria acumulou 24 vitórias no Festival Folclórico de Parintins durante 26 anos como apresentador do Garantido. Em entrevista ao programa Paneiro, da Rede Amazônica, em 2016, o artista comentou que foi forçado a se afastar do posto em 2001 por causa de um problema auditivo.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Trajetória

Paulinho Faria teve a vida dedicada ao Garantido. Apresentador do bumbá desde os 15 anos de idade, ele permaneceu no posto por longos 26 anos, vencendo o item nada menos que 24 vezes. Conhecido como ‘Garotinho de Ouro’, ele ainda foi levantador do bumbá por quatro anos, em um período que antecedeu a ‘era’ David Assayag.

Ele ficou no posto até o ano 2001, quando passou o bastão para Israel Paulain. Depois disso, adotou uma perfil mais reservado, aparecendo pouco em eventos, fazendo poucos shows e dando entrevistas cada vez mais raras. Uma prova de que sempre fez o que fez motivado não por fama ou dinheiro, mas pelo amor ao boi da Baixa do São José.

Responsável por eternizar a chamada ‘Mas quem é Garantido levanta o braço’, que animava a galera vermelha e branca no Bumbódromo e que até é hoje é entoada por Israel Paulain, seu sucessor, Paulinho hoje deixa os dois lados da Ilha Tupinambarana em luto pela saudade e a partida de alguém que foi tão importante para o Festival de Parintins, não apenas para o Garantido.

Na Rádio Alvorada de Parintins

No dia 14 de abril de 1973, aos 13 anos de idade, Paulinho Faria estreava como locutor da Radio Alvorada de Parintins. O Programa “Paulo Faria Show” alcançou a maior audiência da historia da emissora.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

“As escolas paralisavam as aulas para que os alunos respondessem as perguntas que eu fazia. Até o Estádio Tupy Cantanhede foi cedido a pedido da Escola São José para que os alunos com as cartas chegassem rapidamente à emissora. Centenas de estudantes e ouvintes se aglomeravam na frente da rádio, para despejar em várias caixas as milhares de cartas, e até a policia era chamada para conter os mais exaltados”, lembrou Paulinho, em seu arquivo pessoal.

JORNALISMO AO VIVO VERTICAL
você pode gostar também