A notícia de transformar o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Universidade do Baixo Amazonas, não pegou de surpresa o diretor da instituição federal em Parintins, José Juiz Fonseca.

O anúncio da criação de uma nova universidade em Parintins foi feito pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, na inauguração do ginásio poliesportivo do Ifam Parintins, evento que aconteceu na sexta-feira da semana passada.

O projeto ainda será apresentado ao presidente Michel Temer para sua aprovação. Mas a transformação do Icsez em Universidade Federal já teria sido ventilada há onze anos quando da criação do instituto no município de Parintins e mais no quatro no estado do Amazonas, como em Itacoatiara, Benjamim Constante, Coari e Humaitá.

O diretor o Icsez, José Luiz Fonseca, explica que desde o início a ideia era de transformar todos os institutos em ‘unidades independentes’. Segundo ele, seriam criadas duas novas universidades no interior do estado do Amazonas: a Universidade Federal do Baixo Amazonas, cujo pólo seria em Parintins, envolvendo o campus de Itacoatiara, e a Universidade Federal do Alto Solimões, envolvendo as universidades daquela região.

Red.: Neudson Corrêa