Alvorada Parintins

Diocese de Parintins articula Conselho Ampliado para o mês de novembro

A Diocese de Parintins, por meio da Coordenação Diocesana de Pastoral e Movimentos, realiza nos dias 10 e 11 de novembro, o Conselho Diocesano Ampliado 2021 (CDA 2021).

Cada Pastoral, Movimento e Entidade da Diocese estão sendo comunicados por meio de um convite impresso e entregue a cada coordenador.

O local do evento será o Centro de Formação Dom Arcangelo Cerqua, a Olaria, iniciando com o credenciamento e acolhida dos convidados a partir das 16h.

A coordenação diocesana, levando em consideração as restrições imposta pela pandemia da Covid-19, limitou a uma vaga por pastoral, movimento e entidade, exceto para as equipes: Encontro de Casais com Cristo (ECC) e Equipes de Nossa Senhora (ENS), por serem movimentos de espiritualidade conjugal, e dois integrantes da Pastoral dos Surdos.

Cada participante deverá contribuir nas despesas do Conselho Ampliado com o valor simbólico de R$ 25 reais. Será obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e copo individual.

A coordenação de pastoral informa que as lideranças devem confirmar o recebimento do convite por meio do e-mail: [email protected]

O Conselho Ampliado será uma avaliação e retomada das atividades na diocese.  “É uma forma de rever o caminho feito do nosso Plano Diocesano de Pastoral e daquilo foi planejado até o ano de 2024”, disse o coordenador diocesano de pastoral, padre Jânio Negreiros.

Segundo o sacerdote, é um momento também de avaliação das atividades pastorais. “Vamos avaliando aquilo que nós estamos conseguindo colocar em prática, o que foi possível ser realizado”. Mas, principalmente, é “um momento de retomada desse caminho e das indicações daquilo que queremos viver no ano seguinte”, afirmou.

O que vai acontecer

Com o tema “SINODALIDADE E DIOCESANEIDADE E ITINERÁRIO SINODAL 2023”, o CDA 2021 inicia o processo de preparação dos cristãos parintinenses para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em 2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

No dia 10 de novembro, o coordenador diocesano de pastoral, padre Jânio Negreiro, e a irmã Gervis Monteiro, religiosa da Congregação Filhas de São Paulo (as Irmãs Paulinas), de Manaus, apresentarão os tema “SINODALIDADE E DIOCESANEIDADE E ITINERÁRIO SINODAL 2023”.

Nas atividades do dia 11 de novembro, será dada a continuidade do tema principal, em seguida, a apresentação dos relatórios das atividades da diocese, pelas leigas Sálvia Rodrigues e Maria Pacheco Vieira; e o do projeto da Pastoral Indígena, pelos padres Oziel Cristo (diocesano) e Henrique Uggé (Pime).

A coordenação diocesana fará ainda o repasse dos encaminhamentos da 48º Assembleia do Regional Norte 1 (AM/RR) que ocorreu em Manaus, de 20 a 22 de setembro de 2021.

Nos informativos finais, o bispo da diocese de Parintins, dom Giuliano Frigeni, anunciará a permutação do clero diocesano, ou seja, a transferência de padres e diáconos para as novas paróquias.

O Conselho Diocesano Ampliado deve encerrar na tarde do dia 11/11.

Relacionadas
Deixe um comentário