Alvorada Parintins

Direção do Hospital Padre Colombo apresenta projeto de reestruturação

O HPC é uma entidade filantrópica que pertence à Diocese de Parintins, que desde 1976, atende a população por meio do Sistema Único de Saúde.

A direção do Hospital Padre Colombo (HPC) apresentou na manhã de quarta-feira, 04 de agosto, no auditório do Centro Pastoral Mãe de Deus (Prédio do Sistema Alvorada de Comunicação), o projeto de reestruturação de especialização que a unidade irá oferecer.

A coletiva de imprensa, convocada pela direção, faz parte da programação de comemoração do aniversário de fundação da unidade hospitalar que, no dia 04 de setembro irá completar 45 anos. O HPC é uma entidade filantrópica que pertence à Diocese de Parintins, que desde 1976, atende a população por meio do Sistema Único de Saúde.

Foto: João Carlos Moraes

Na abertura do evento, uma reportagem mostrou uma breve história da unidade, depoimentos de alguns funcionários e os serviços oferecidos à comunidade do Baixo e Médio Amazonas, e parte do Estado do Pará.

Em seguida foram convidados para compor a mesa da coletiva, o bispo de Parintins, dom Giuliano Frigeni; a diretora do HPC, Maria de Jesus Marinho; o secretário de Saúde do município, Clerton Rodrigues; a vereadora, Brena Dianná; o 1° Sargento da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Parintins, Paulo C. Cruz e o Coronel Corrêa Jr, do 11° Batalhão de Polícia Militar de Parintins.

Em suas colocações, todos os convidados ressaltaram a importância do Hospital Padre Colombo para o Município de Parintins e cidades vizinhas. Em seguida a diretora da unidade concedeu uma entrevista e comunicou que as reformas devem ser iniciadas nos próximos dias.

A diretora do HPC, Maria de Jesus Marinho, disse que o setor da obstetrícia deve passar por uma reforma devido a estrutura física está um pouco comprometida, mas que também, a restruturação se deve ao cumprimento das novas regras do Ministério da Saúde que contempla o parto humanizado. “Nessa reforma, a gente precisa fazer isso, onde os parentes, os esposos, possam acompanhar as grávidas e assistir os partos.”

Os atendimentos não serão suspensos, segundo informou a diretora do HPC, mas haverá uma diminuição para 45 leitos disponíveis para internação, parto. Em média a unidade atende cerca de 120 pessoas por dia.

Foto: João Carlos Moraes

“Em nossa programação vai ficar a obstetrícia, neomatologia e a pediatria, partos normais e cirúrgicos. As cirurgias de urgências, casos que não puderem ser transferidos para outro hospital serão feitos no Hospital Padre Colombo e, em seguida, será transferido para o Hospital Jofre Cohen, de acordo com o acerto feito com a Secretaria de Saúde do Município”.

Ainda não há prazo para as conclusões da reforma, mas a diretora do HPC estima que dentro de 3 a 4 meses a obra deverá ser finalizada.

Sobre os recursos conseguidos para a reforma, Maria de Jesus, disse que aproximadamente R$ 500 mil devem ser investidos na obra e que são oriundos “de benfeitores da Itália, uma ONG ligada aos bispos italianos que estão fazendo a doação desta verba.”

Hospital Padre Colombo

Hospital padre colombo
Foto: Neudson Correa

Em seu livro “Clarões de Fé no Médio Amazonas” Dom Arcângelo conta que “A clínica S. Agostinho, do Dr. Romualdo, transferida na antiga casa de Padre Victor fez nascer a ideia de um hospital moderno que se unisse ao SESP no atendimento à população cada vez mais numerosa”.

O Hospital Padre Colombo foi inaugurado em 04 de setembro de 1976, mas somente dois dias depois as portas foram abertas para o atendimento ao público.

Na inauguração esteve presente o então secretário de Saúde do Amazonas, Dr. Carlos Telles Borborema, representante do Governo Estadual, o bispo Dom Arcângelo Cerqua, Dr. Romualdo Castro Corrêa, e uma comitiva de políticos de nome nacional como, por exemplo, o ex-ministro e Presidente Nacional do MDB, Ulisses Guimarães.

O HPC é de natureza filantrópica, e assina contrato com a Prefeitura de Parintins e Governo do Estado do Amazonas de modo a oferecer atendimento pelo SUS.

você pode gostar também
Deixe um comentário