Red.: Marcos Felipe

Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Parintins agora conta com um helicóptero bimotor para o transporte de pessoas e cargas das aldeias indígenas que fazem parte da abrangência do distrito especial indígena.

Na tarde desta quinta-feira (31), com decolagem do Aeroporto Júlio Belém, ocorreu o voo teste da nova aeronave, que atenderá os povos indígenas da região.  O coordenador do DSEI Parintins, José Augusto Nenga, junto com mais três ocupantes, estiveram durante o sobrevoo pela cidade.

O transporte aéreo servirá para as remoções de emergência, entradas e retiradas de equipes de saúde das aldeias de difícil acesso, em todos os municípios que fazem parte do distrito, como explica José Augusto Nenga.

“Conseguimos fazer o teste na aeronave. O helicóptero bimotor vai atender as remoções de emergências das aldeias dos municípios de Nhamundá, Parintins, Barreirinha, Maués e Boa Vista do Ramos. Essa aeronave vem exatamente para suprir essa deficiência com a relação as aldeias de difícil acesso. Além das remoções de emergências, este helicóptero também é cargueiro. Ele vai servir para transportar as equipes, medicamentos e equipamentos”, comentou José Augusto Nenga.