Alvorada Parintins

Estado entrega equipamentos para Parintins reforçar o combate à malária

Em ação comandada pelo governador Wilson Lima, na terça-feira, 6 de abril, 37 municípios foram contemplados com 25 motocicletas e 20 embarcações, do tipo bote. Os equipamentos são prioritários no controle da malária no Amazonas.

Nas regiões do Baixo e Médio Amazonas os municípios que receberam os veículos foram: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Maués, Nova Olinda do Norte, Parintins, Urucará e Urucurituba.

A entrega, que ocorreu na Arena da Amazônia, zona centro-sul de Manaus, faz parte das ações da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) de combate à doença e da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Malária, em 25 de abril. Os equipamentos foram repassados diretamente aos prefeitos e secretários municipais de saúde.

Mesmo com a concentração dos esforços para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, Wilson Lima ressaltou que ações de combate à malária não pararam nos 62 municípios do Amazonas e a estrutura que vinha sendo usada, agora, passa a ser reforçada com as motos e embarcações.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, explicou que a malária é uma das doenças mais endêmicas aqui na região Norte.

Ele explicou que o monitoramento da doença que é realizado busca reduzir o risco de ocorrência de epidemias nos municípios. O diretor-presidente da FVS destacou que 89,43% dos casos de malária estão concentrados na área rural.

Em 2020, o Amazonas registrou 57.960 casos de malária, com redução de 11,25% em relação a 2019, quanto foram registrados 65.305 casos. Até março de 2021, o Amazonas registrou 9.250 casos da doença, com queda de 30% em relação ao primeiro trimestre de 2020, quando houve 13.149 registros de malária.

 

JORNALISMO AO VIVO VERTICAL
você pode gostar também