Alvorada Parintins

Festival de Parintins: Governo do Amazonas orienta sobre cuidados com a saúde e locais de atendimento na ilha

Médica da SES-AM explica quais as precauções necessárias para aproveitar os dias de festa com saúde.

Com a proximidade do 55º Festival Folclórico de Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), orienta os viajantes e demais brincantes na ilha sobre os cuidados com a saúde durante os dias de festa, que acontece de 24 a 26 de junho.

A médica generalista Evelyn de Paula, que atua na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, no Centro de Manaus, enfatiza a importância da hidratação devido a temperatura elevada na Ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus). Para ficar bem hidratado, a nutróloga orienta a ingestão de água mineral, água de coco e de sucos de frutas sem a adição de açúcar.

“Sabemos que 70% do nosso corpo é água e as pessoas vão transpirar muito porque vão ficar ao ar livre, vão até o Bumbódromo, ao centro da cidade. Elas têm que manter a hidratação”, explica.

Em relação à ingestão de refrigerante e bebidas alcoólicas, a médica ressalta que esses líquidos não hidratam da forma correta e recomenda aumentar a ingestão de água após o consumo de bebida alcoólica, como a cerveja, por exemplo.

 

Alimentação

Durante a viagem, a nutróloga conta que os brincantes dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido devem manter uma boa alimentação, com preferência para alimentos leves e bem cozidos. Para curtir os três dias de festival, é indicado o consumo de carboidrato, frutas, legumes e proteínas.

 

Ilha do Sol

Em relação à exposição ao sol, o viajante pode optar por utilizar roupas e acessórios com proteção UV, como chapéu, boné e óculos de sol, além do protetor solar para evitar insolação.

 

Descanso

A médica destaca a importância do sono e durante as noites de festival a recomendação é dormir um pouco a mais no dia seguinte. “É para recuperar sua energia, para que o teu corpo possa se regenerar daquela noite de sono não tão eficiente. Isso também é importante para que você não venha a diminuir tanto a sua imunidade a ponto de adoecer e estragar a sua diversão”, ressalta Evelyn.

Ao apresentar sintomas gripais, a orientação é usar máscara e buscar atendimento médico. “Se você tiver apenas um sintoma de resfriado leve, você pode melhorar a hidratação, a alimentação e ficar de repouso. Se tiver febre alta, dores musculares, dor de cabeça muito forte, dor abdominal, o ideal é que você procure ajuda médica”, instrui a médica.

 

Onde procurar ajudar

Durante o Festival de Parintins, a SES-AM reforça as ações de assistência à saúde na ilha. A galera da saúde estará nos ambulatórios Caprichoso e Garantido, que serão instalados atrás das arquibancadas da arena, para atendimento do público do Bumbódromo apenas durante as apresentações dos bois. Os locais de atendimento de urgência e emergência para o público em geral são a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h Parintins e o Hospital Jofre Cohen.

 

Por: Secom

Relacionadas
Deixe um comentário