Alvorada Parintins

Há 30 anos, Rádio Alvorada trouxe o Flamengo para jogar em Parintins

Domingo, 27 de maio de 1990, estádio Tupy Cantanhede: Flamengo vs Seleção de Parintins

Era 27 de maio de 1990, um domingo, o Flamengo do Rio de Janeiro veio a Parintins participar de uma promoção realizada pela Rádio Alvorada. O time carioca enfrentou a Seleção Parintinense de Futebol em partida realizada no estádio Tupy Cantanhede.

Hoje completa 30 anos que o desportista parintinense viveu um dos momentos marcantes do futebol local. O Flamengo venceu a partida pelo placar de 1 a 0, gol marcado de pênalti pelo jogador Gaúcho ao quatro minutos do primeiro tempo.

O clube carioca chegou a ilha Tupinambarana no dia 26 de maio. De acordo com relatos de um maiores zagueiro do futebol parintinense que esteve em campo naquela partida, Messias Cursino, o Flamengo foi recebido com muito carinho por uma multidão e uma grande Seleção de Parintins. “Foi com muito orgulho que defendemos a Seleção Parintinense. É uma história de muito orgulho para nós e para nossos filhos e netos”, destaca Messias.

Reprodução/Facebook

Messias recorda que desde o momento que a Rádio Alvorada anunciou a vinda do Flamengo ninguém acreditou. Segundo ele, nem mesmo o mais apaixonado torcedor e fanático dizia que era verdade, uns diziam que era um sonho impossível, outros que o flamengo não viria a Parintins. Depois que aRádio Alvorada confirmou que o flamengo estaria na ilha, iniciou os trabalho de preparação da seleção.  Messias recorda que havia uma preocupação da equipe parintinenselevar uma goleada de um time da qualidade e expressão que é o Flamengo.

Pênalti

Para muitos que estavam no estádio assistindo aquela partida, mesmo sendo torcedores do flamengo, não concordaram da marcação do pênalti a favor do time rubro negro. E para esclarecer esta polemica que perdura 30 anos, nada mais que o próprio jogador que estava no lance naquela jogada para falar o que realmente aconteceu. “Na realidade quando oZinho, na hora que tocou a bola eu (Messias) toquei no pé de apoio da parte interna dele e ele caiu dentro da área. O Sebastião Aurimar marcou o pênalti com muita precisão, pois sabia que uma falta em cima da linha da área é pênalti.  Mas essa polemica também vai fazer parte de toda uma história da vinda do Flamengo no município de Parintins”, ressalta. Por tanto, o lance que originou o gol do Flamengo foi normal.

Reprodução/Facebook

O zagueiro parintinense também parabenizou a Rádio Alvorada pela coragem de trazer um time da grandeza que é o flamengo que é campeão brasileiro e campeão das américas.

Outro jogador que atou como titular naquela partida foi Nilo Filho. Segundo o jogador, ter a oportunidade de fazer parte da história do futebol parintinense é gratificante. “Maiores momentos da minha carreira do futebol parintinense foi poder jogar contra as duas equipes que vieram a Parintins, o Flamengo e o Botafogo”, destaca.

Para Nilo Filho, o futebol aqui era tão valorizado que Parintinsteve a oportunidade de ter aqui, grandes times, além dos cariocas já tiveram na ilha equipes como Rio Negro de Manaus, São Raimundo e São Francisco de Santarém.

A Seleção Parintinense era formada por Raí, Jeferson, Josimar Teixeira, Messias Cursino, Júlio, Ito, Chiquinho, Walter, Marinho, Ismael, Nilo Filho, Tati, Maguila e Piazza.

O Flamengo trouxe no seu elenco Zé Carlos, Ailton, Bujica, Fernando, André Cruz, Piá, Uidemar, Djalminha, Marcelinho Carioca, Alcindo, Gaúcho e Zinho.

Alguns jogadores que jogaram naquele jogo histórico como Júlio, Ismael e membros da comissão técnica como Carlos de Paula, Adilson Bastos e Lazaro Garcia já partiram e deixaram suas histórias no futebol.

Por Nelselino Santarém
JORNALISMO AO VIVO VERTICAL
você pode gostar também