Red.: Marcos Felipe

Parintins é a cidade escolhida no Amazonas para o Teste Piloto do Censo Demográfico que será aplicado oficialmente em 2020. Esta primeira etapa, que inicia no dia 6 de fevereiro, consiste na aplicação de questionários experimentais, cuja finalidade é organizar um quadro de perguntas objetivas para quando forem aplicadas oficialmente.

A coleta dos dados será feita tanto na zona urbana, como também na zona rural, e não serão colhidas informações de 100% da população, uma vez que se trata apenas de um experimento do IBGE.

A coordenadora local do IBGE, Fátima Silva, fala da importância do Teste Piloto para um bom êxito do Censo Demográfico que será aplicado no ano que vem.

“Parintins é o primeiro município do Amazonas que vai receber uma equipe do Censo. Vem o coordenador do Censo no Amazonas e alguns técnicos do Rio de Janeiro. Este teste serve para selecionar as perguntas. É aqui que vamos fechar o questionário do Censo 2020”, disse Fátima.

Fátima Silva pede a população que receba os técnicos do IBGE em suas casas a partir do dia 6 de fevereiro. Ela explica ainda como identificar os uniformes que serão usados pelas equipes.

“Vamos trabalhar com cinco contratados de Parintins e mais quatro pessoas que estão vindo de Manaus e do Rio de Janeiro. A população deve ficar atenta, pois pesquisador estarão na sua porta já falando do Censo 2020, mas ainda não é o Censo, e sim um teste piloto. É um exemplo de como vai ser feito em 2020. Os pesquisadores usam o colete azul marinho do IBGE, o crachá, o boné e a maquininha”, comentou a coordenadora local do IBGE.