Alvorada Parintins

Mais de 76 mil candidatos disputam as vagas na UEA

A tranquilidade marcou o primeiro dia do Vestibular 2019, acesso 2020, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizado neste domingo (27). Na segunda-feira (28), o processo segue em Manaus e no interior do Estado com provas de conhecimentos específicos e redação. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.379 vagas, distribuídas para os 37 cursos de oferta regular.

Neste ano, a UEA registrou 36.655 inscrições para o Vestibular. Os cursos de Medicina, Direito e Engenharias continuam sendo os mais procurados entre os candidatos. Durante a abertura do portão na Escola Superior de Ciência da Saúde (ESA), o Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, destacou a organização do processo.

“Iniciamos hoje os dois dias de exame da UEA. Nossa maior preocupação é que os estudantes se programem e estimem o tempo certo de chegada aos seus locais de prova, verificando sua documentação para que façam a melhor prova de suas vidas. Até o fechamento dos portões estava na mais perfeita ordem”, ressaltou o Reitor.

Sobre a segurança do certame, Cleinaldo enfatizou a parceria com a empresa responsável pelo Vestibular e também com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM).

“Todo esse processo é feito com total segurança pela UEA juntamente com a empresa terceirizada chamada Vunesp que realiza o nosso Vestibular e com a Secretaria de Segurança”, disse.

Por fim, o Reitor ressaltou que a UEA está presente em todo o interior do Amazonas e já formou quase 50 mil pessoas em 18 anos de fundação. Além disso, a UEA é considerada uma das cem melhores universidades do país.

Preparação

Concorrendo pela quinta vez a uma vaga no curso de Medicina da UEA, a estudante Fernanda Garcia disse que passou os últimos 12 meses se dedicando para realizar o sonho de entrar na faculdade no próximo ano. Fernanda revela que a grande aposta para esse processo foi estudar sozinha em casa.

“Esse ano eu foquei mais nos estudos. Dediquei mais o meu tempo para revisar matérias, refazer provas anteriores e reforçar os assuntos que irão cair no Vestibular. Por três anos fiz cursos preparatórios, porém, esse ano decidir estudar em casa, me concentrar em questões que eu considero mais importantes. Sou apaixonada pela medicina e quero exercê-la, assim como faz uma parte da minha família”, disse.

Estreante no Vestibular da UEA, Gabriel Abrahim, também não escondeu a vontade e a ansiedade de cursar Medicina em uma das melhores universidades do Brasil.

“Cursei Farmácia, mas minha vontade mesmo é de ingressar no curso de Medicina. Eu realmente estudei bastante para esse Vestibular e espero ter a alegria de ver o meu nome na lista dos aprovados do exame”, contou.

Empatia e incentivo

Quem já passou por esse processo sabe o quanto é importante o apoio da família e dos amigos. Pensando nisso, alunos do curso de Medicina da UEA, que fazem parte da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), decidiram fazer a diferença ao promover uma ação motivadora. Fizeram um corredor humano na frente da ESA e além de palavras de incentivo, ofereceram água, canetas, bombons, mensagens positivas, abraços e palmas.

“Sabemos como é difícil esse momento do Vestibular. É essencial esse apoio e não custa nada”, disse.

Abstenção

No primeiro dia do Vestibular 2019, a UEA registrou 7.713 abstenções, o que representa 21,05% do total de candidatos inscritos no certame.

Gabarito

O Gabarito do Vestibular será divulgado no dia 29 de outubro, a partir das 20h (horário de Manaus), por meio de consulta pelo CPF do candidato no portal da UEA (www.uea.edu.br) no link Vestibular. O resultado do Vestibular e será no dia 17 de dezembro.

*Com informação de assessoria
você pode gostar também