Alvorada Parintins

Médico investiga benefícios do guaraná de Maués para saúde de idosos

A população mauesense é uma das mais longevas do país e a pesquisa busca entender se o energético natural possui relação com a qualidade de vida desse público.

Os benefícios do guaraná do município de Maués-AM para a saúde de idosos seguem como foco de pesquisas. O médico nutrólogo Jorge Massulo está na cidade para atender quatrocentas pessoas da melhor idade, a maioria do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Foto: Reprodução/Divulgação

Os estudos servem como base para uma tese de doutorado que investiga o poder do energético natural, o guaraná (Paullinia cupana Kunth), que entre tantos benefícios é antioxidante e ainda ajuda na boa circulação sanguínea.

“As pessoas idosas são extremamente ativas aqui e o guaraná pode ter relação com isso, nós vamos investigar. A meta é atender 300 idosos que consomem o produto natural e outros 100 que não o consomem no seu cotidiano, para depois comparar os dados de ambos os grupos”, explica o médico.

A população mauesense é uma das mais longevas do país, e agora a pesquisa busca demonstrar a relação do guaraná com o fato dos idosos envelhecerem com saúde no município. O médico Jorge Massulo também desenvolve trabalho na cidade Parintins, mas com foco em pacientes covid-19.

você pode gostar também