Alvorada Parintins

Missa de envio marca início da 4ª SMD em Parintins

A Semana Missionária Diocesana ocorre de 18 a 24 de outubro nas comunidades da paróquia de São José Operário

A Diocese de Parintins deu início, nesta segunda-feira, 18 de outubro, à 4ª Semana Missionária Diocesana (4ª SMD) com uma programação que iniciou com o terço missionário, o testemunho da irmã Lilian Marinho e a celebração da missa de envio dos missionários na igreja matriz da paróquia de São José Operário.

O terço missionário iniciou às 18h com a meditação dos mistérios da vida de Jesus Cristo e orando pelos cinco continentes de missão (América, Europa, Ásia, Oceania e África).

Em seguida, a irmã Lilian Marinho, do Instituto Missionárias da Imaculada do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (Pime) deu o seu testemunho e falou de sua experiência missionária. Irmã Marinho será umas das que irao participar ativamente na Semana Missionária. “Que a gente possa levar alegria do nosso ser missão para que o outro possa também viver a missão como compromisso de fé”, disse.

A abertura da 4ª SMD encerrou com a celebração eucarística presidida pelo bispo de Parintins, dom Giuliano Frigeni, e concelebrada pelos padres Dorival Nascimento, Rui Canto, Jânio Negreiros, Irley Koide, Luiz Carlos, Marcelo Afrânio, Sebastião Oliveira, Marcos Aurélio e Paulo Di Lello. E contou ainda com a presença de cristãos das paróquias e diversas comunidades.

Em sua quarta edição, a SMD será realizada em todas as comunidades que pertencem à paróquia de São José Operário.  O tema da SMD “Jesus Cristo é missão” é um sinal de sintonia com a Campanha Missionária 2021, de responsabilidade das Pontifícias Obras Missionarias (POM), e o lema “Com São José, somos discípulos e missionários” faz alusão ao “Ano de São José” proclamado pelo papa Francisco em 2020.

De acordo com o bispo da Diocese de Parintins, dom Giuliano Frigeni, os missionários “são cristãos que querem comunicar a alegria do Evangelho”. O líder católico convida às famílias e as instituições a deixarem “entrarem na sua casa, nos seus corações. E que cada um se sinta convidado a continuar a missão”.

Para a coordenadora do Comipa (Conselho Missionário Paroquial) da paróquia de São Sebastião, Cláudia Azevedo, cada missão é uma experiência nova e ao mesmo tempo desafiadora. “É uma experiência pra nós que cada vez se renova, experiência única na paroquia de São José Operário. A gente leva no coração Jesus Cristo e pra nós é muito gratificante fazer essa missão e é desafiadora nesse tempo de pandemia”.

A jovem Geovana Rodrigues, da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Maués e integrante do Grupo JAM (Jovens da Ação Mariana), irá participar pela primeira vez da Semana Missionária Diocesana, ela se disse estar bastante animada em fazer parte desta missão.

“Eu não sei o que pode acontecer, mas estou muito animada para poder desenvolver esse lado missionário. Acredito que vai aumentar a minha espiritualidade”.

Rian Marchão é membro da Pastoral da Juventude e morador da comunidade de Santa Terezinha, no Aninga, área que irá receber a visita dos missionários, ele fala que as famílias estão sendo avisadas antecipadamente e que esta semana será muito importante para o fortalecimento dos vínculos da vida diocesana.

“É um momento que nós temos pra fortalecer a nossa caminhada pastoral, fazer esse chamado á participação comunitária. Lá na comunidade do Aninga, as famílias estão sendo preparadas através de aviso prévio para que os missionários possam ser bem acolhidos”, disse Rian.

Acompanhe a programação da 4ª Semana Missionária Diocesana clicando aqui.

Imagens da celebração de envio dos missionários:

Foto: João Carlos Moraes

 

Foto: João Carlos Moraes

 

Foto: João Carlos Moraes

 

Foto: João Carlos Moraes

 

Foto: João Carlos Moraes

 

Foto: João Carlos Moraes
Relacionadas
Deixe um comentário