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Agências dos Correios atenderão aposentados do INSS vítimas de fraude

Mais de 4,7 mil agências dos Correios, em 76% dos municípios brasileiros, vão fazer esse atendimento

Agências dos Correios atenderão aposentados do INSS vítimas de fraude
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir do dia 30 deste mês, os Correios vão fazer o atendimento presencial de aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos irregulares no contracheque.

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, fez o anúncio em entrevista coletiva nesta quinta-feira (22). A medida mira cerca de 2 milhões de segurados. "98% dos acessos ao INSS são feitos pelo 135 e pelo meu INSS, mas tem esse contingente aí de aproximadamente dois milhões de pessoas que procuram o atendimento presencial e é para eles, eles são o foco desse movimento que nós fizemos, dessa parceria com os Correios".

Segundo o ministro, mais de 4,7 mil agências dos Correios, em 76% dos municípios brasileiros, vão fazer esse atendimento. A pessoa só precisa levar um documento de identidade. No local, o atendente abrirá o sistema na tela para a pessoa consultar se teve desconto ou não e decidir se pede o ressarcimento ou não.

Os Correios se somam aos outros canais de contestação, que vão continuar funcionando. O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou que dos nove milhões de segurados que foram avisados de descontos indevidos, mais da metade já fez a consulta pelo aplicativo e site Meu INSS e pelo telefone 135.

"Cinco milhões e trezentas mil já acessaram esse aplicativo, já tiveram ciência dessa informação e um milhão e novecentos já decidiu se ele autorizou ou não, iniciando o processo de contestação daqueles descontos feitos na sua folha".

Até as nove horas de quinta (22), 1,873 milhão de pessoas pediram a devolução do dinheiro. Quarenta mil e duzentas reconheceram a autorização do desconto.

O INSS alerta os segurados para tomarem cuidado com golpes. Nem o Instituto nem os Correios entram em contato por WhatsApp, SMS, e-mail ou faz ligação telefônica para o segurado. A recomendação é acompanhar as informações e fazer comunicação somente nos canais oficiais, como o telefone 135 ou o site gov.br/inss.