O bispo diocesano Dom Giuliano Frigeni anunciou mudanças na administração de paróquias e transferências de padres na Diocese de Parintins. Mudam de paróquia os padres Benedito Teixeira, Elias Coimbra, Luis Calos e Arilton Cascaes.
“O padre não é da paróquia. O sacerdote deve estar aonde a Igreja precisa”, Dom Giuliano Frigeni.
Mudanças
Padre Benedito Teixeira, que estava na Paróquia São José Operário, vai para a paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Nhamundá. Ele vai atuar juntamente com padre Ozeias Cativo. “Quando o (padre) Benedito foi pároco da Catedral ele “mandava” no Ozeias, que era coroinha, - agora o padre Ozeias vai “mandar” no padre Benedito”, brinca o bispo.
Em Nhamundá estava o padre Elias Coimbra, que agora vai assumir a paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Boa Vista do Ramos. Elias será empossado administrador paroquial e terá como coadjutor padre Antônio dos Santos. E deixa a paróquia de Boa Vista do Ramos o padre Luiz Calos, o qual vai para a paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Maués.
Uma nova paróquia na Diocese de Parintins
“Padre Luis Carlos vai se juntar aos padres Marcílio Moutinho, Oziel Cristo, Enrique Pagani, Roberto Gama (
fideidonun de Patos de Minas, MG), que estão em Maués. Pretendo daqui algum tempo criar outra paróquia naquele município. E vou junto ao Pime pedir para que padre Enrique Pagani possa permanecer lá em Maués, se caso ele tenha ainda condições físicas e de saúde”, disse Dom Giuliano.
Área Missionária São Francisco Xavier
O administrador da Área Missionária São Francisco Xavier, padre Arilton Cascaes, deve deixar o comando daquela igreja, onde permancerá padre Marcelo Afrânio que já estava em Vila Amazônia. Padre Marcelo contará com apoio de um sacerdote (
fideidonum), vindo do Rio de Janeiro.
Padre AriltonCascaes fica em Parintins para acompanhar de perto a Fundação Evangelli Nuntiandi, da qual ele é presidente. Além do Hospital Padre Colombo, onde ele colabora na administração da casa hospitalar. E vai ser um colaborador na paróquia da Catedral.
De acordo com Dom Giuliano, a diocese de Parintins conta com a presença e trabalho de sacerdotes
fideidonum, sendo os padres Carlos Caridade, Paulo Di Lello e Roberto Gama. E em breve chega à diocese mais um, do Rio de Janeiro.
Fideidonum
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - , em 21 de abril de 1957, o Santo Padre Pio XII publicava a Encíclica “FideiDonum”, com a qual chamava à atenção dos Bispos e dos sacerdotes diocesanos as necessidades missionárias da África: a amplitude e a urgência dos problemas colocados à difusão e ao aprofundamento da fé naquela terra se confrontavam com uma forte carência de agentes pastorais e de meios.
O Papa, portanto, exortava as Igrejas mais antigas a irem ao encontro das jovens Igrejas “o envio de sacerdotes e religiosos diocesanos às terras de missão, convidando também os leigos inseridos nos movimentos católicos a desempenhar um serviço missionário.
As Igrejas particulares, primeiramente aquelas mais antigas e nos tempos recentes também aquelas mais jovens, respondendo ao apelo de Pio XII enviaram sacerdotes e leigos de suas dioceses às outras Igrejas para a Missão Ad Gentes. (
Agencia fides).
Red.: Ednilson Maciel