O Boi Estrelinha marcou presença no desfile cívico, unindo cultura, cidadania e inclusão. A participação contou com destaque para crianças e jovens atendidos pelo projeto, reafirmando a importância da representatividade no contexto cultural e social.
A presidente do Boi Estrelinha, Iassodara Ramos, ressaltou a relevância da iniciativa, e comenta que o Boi Mirim levanta a bandeira da inclusão, acolhendo crianças que queiram fazer parte. "A gente trouxe um pouquinho da nossa cultura, trazendo sempre a representatividade, entendendo que a cultura, assim como a educação, assim como saúde, também é um direito e é muito importante para a gente, nesse momento cívico, estar representando isso. O processo de inclusão é um processo que a gente trabalha muito incisivamente no Boi Mirim Estrelinha".
Além do banner com a temática “O verde do amor e da paixão”, em sintonia com o tema do desfile cívico sobre preservação ambiental, outras crianças também participaram, como Maria Gabriela, reforçando a proposta de inclusão do grupo.
Maiara Lima a mãe de Lorran Jorge, 8 anos destacou a emoção de ver o filho integrado às atividades do boi, e frisa que achou no Boi Estrelinha apoio para a família. "O Estrelinha acolheu meu filho há 3 anos, esse é o terceiro ano que ele está. E é uma bandeira que o boi apoia, e nós, como pais, a gente se sente muito amados. E não é uma bandeira que, vamos dizer assim, ela deve ser cumprida. Ela é leve no boizinho. E nós só temos a agradecer".
Com representatividade cultural e social, o Boi Estrelinha mostrou que inclusão e preservação ambiental caminham lado a lado com a valorização da identidade brasileira.
- Por Franci Maia / Alvorada Parintins