O trânsito nas ruas e estradas de Parintins tem sido motivo de preocupação constante. Acidentes, muitos deles graves, estão se tornando cada vez mais frequentes e as causas vão muito além da simples imprudência.
A ausência do uso de capacetes, o desrespeito aos limites de velocidade e a falta de manutenção regular em veículos, tanto carros quanto motocicletas, podem gerar consequências muitas vezes irreversíveis na vida dos cidadãos.
De acordo com o coordenador da Central de Resgate, Leones Cardoso, o problema é multifatorial e exige mais do que apenas ações de fiscalização. "São muitos fatores que levam os acontecimentos de acidente aqui em nossas cidades. Uma a gente pode citar é a falta de atenção mesmo. A obrigação do nosso órgão de trânsito é fiscalizar, mutar e cobrar, deter aqueles veículos que estão irregular, mas isso aí não basta tem que ter conscientização mesmo da pessoa, amor à vida".
Leones reforça a importância de uma mudança de postura por parte dos motoristas e motociclistas, com mais atenção e respeito às leis de trânsito. "Não adianta a gente estar cobrando e fiscalizando o tempo todo, se não houver uma conscientização do povo. E se não houver, os acidentes vão continuar acontecendo, as pessoas vão continuar ficando sequeladas por conta das lesões sofridas no acidente e muitas vezes vão até óbito".
- Por Samuel Vieira / Alvorada Parintins