Apesar do aumento no volume de chuvas, os rios do Amazonas ainda não atingiram os níveis considerados normais para este período.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), apenas os rios Negro e Solimões apresentam uma elevação dentro da faixa esperada.
O estado, que enfrentou uma estiagem severa no ano passado, afetando todos os 62 municípios, ainda está se recuperando dos impactos causados.
Adriana Cuartas, pesquisadora do Cemaden, ressalta que, mesmo com o aumento das chuvas, os níveis dos rios estão abaixo do esperado para esta época.
"É uma situação ainda bastante crítica, principalmente por conta desse déficit no nivel das chuvas, um cenário ainda abaixo da média. Praticamente todos os rios ainda estão em um nível abaixo do que se esperava para este periodo", disse.
A expectativa é que, a partir do final de março, as calhas dos rios comecem a apresentar melhorias nas estações monitoradas.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, a probabilidade de o Amazonas enfrentar cheias severas em 2025 é considerada baixa.