A comunidade São Vicente de Paulo, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Parintins, já vive o clima de preparação para a tradicional festa em honra ao padroeiro, que terá início nesta sexta-feira (19) e seguirá até o dia 27 de setembro.
Este ano, o festejo traz como tema “São Vicente de Paulo, caminhando com a Igreja em 400 anos de missão” e o lema “Peregrinos da Esperança no Cuidado da Casa Comum”, em referência ao jubileu da Congregação Vicentina e ao Ano da Esperança proposto pela Igreja.
A programação inicia com o círio saindo da comunidade Nossa Senhora de Nazaré até a igreja de São Vicente, seguido de missa e abertura do arraial. Durante a semana, haverá novenas, terços, celebrações eucarísticas e atividades culturais, além de bingos, quermesse e venda de comidas típicas na área externa da igreja.
O pároco, padre Luiz Carlos, ressalta a mensagem atual de São Vicente de Paulo, lembrado pela vida de caridade e doação. "Nos dias atuais em que a gente está vivendo, São Vicente sempre foi aquela pessoa que a gente conhece pela sua história, que foi a história de superação, que foi a história de doação, principalmente a história de caridade. Então, para nós, o tempo que nós estamos vivenciando, justamente hoje, é a gente viver essa caridade, essa fraternidade com os irmãos, com as irmãs, com o mundo que nós estamos percebendo hoje, é o mundo que precisa mais de humanidade".
Padre Luís Carlos convida a população de Parintins, especialmente os moradores e devotos, a participarem da festa em honra a São Vicente. "Nós convidamos você, o povo católico da nossa cidade, para participar também conosco na comunidade de São Vicente, dos festejos que começam no dia 19 e vai até o dia 27, com várias atrações, momento de brincadeira, momento de descontração e, principalmente, esse momento está unido".
São Vicente de Paulo (1581–1660) nasceu na França e dedicou sua vida ao serviço dos pobres, enfermos e marginalizados. Foi ordenado sacerdote em 1600 e, após experiências marcantes de contato com a miséria, fundou a Congregação da Missão (Lazaristas) e, junto com Santa Luísa de Marillac, as Filhas da Caridade, pioneiras no cuidado de doentes e necessitados fora dos conventos.
Reconhecido como “apóstolo da caridade”, São Vicente organizou obras de assistência social, acolhimento a órfãos, hospitais e missões populares. Sua vida foi marcada pela simplicidade, compaixão e prática concreta da fé através do amor ao próximo. Faleceu em 1660, em Paris, e foi canonizado em 1737.
É considerado patrono das obras de caridade na Igreja e inspira, até hoje, iniciativas como a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), presente em vários países.
- Por João Carlos Moraes / Alvorada Parintins