A suposta aeronave que teria apresentado problema na região de Barreirinha, na manhã de quinta-feira, 8 de maio, e caído nas águas do rio Andirá, até agora não passou de história de pescador. A notícia sobre o possível acidente aéreo também ganhou repercussão em Parintins.
O assunto foi levado ao conhecimento da população por meio do programa Bom dia Cidade, da Rádio Alvorada FM, apresentado pela radialista Graça Teixeira.
No programa, o jornalista Neudson Corrêa, depois de colher informações junto a administração do Aeroporto Júlio Belém e com o comando da 3ª Companhia de Bombeiros Militar (3ª CIBM), fez relatos sobre o suposto acidente aéreo.
De acordo com o administrador do aeródromo parintinense, Jean Jorge Rodrigues, caso tenha ocorrido um acidente, a aeronave não utilizou o aeroporto de Parintins que, inclusive está fechado o dia todo para obras.
Conforme o comandante da 3ª CIBM, Capitão Edilson Almeida, a unidade militar teria recebido um telefonema de um homem chamado Domingos Teixeira, onde informava ter visto uma aeronave caindo no rio Andirá.
O suposto acidente foi um dos assuntos mais comentados pelas redes sociais, porém ofuscado pela espera do anúncio do sucessor do Papa Francisco.
Para constatar a veracidade dos fatos, o Capitão Edilson Almeida deslocou uma equipe até o local indicado por testemunhas.
Ao final dos trabalhos a corporação emitiu a seguinte nota:
Os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, por meio da 3ªCIBM/Parintins, estiveram no dia 8 de maio, no local onde possivelmente teria ocorrido um acidente com uma aeronave na região do rio Andirá, entre as comunidades Barreira do Andirá e Freguesia do Andirá, região pertencente à zona rural do Município de Barreirinha.
Ao avaliar a cena do suposto sinistro aéreo, os militares colheram informações nas quais pode-se afirmar que há relatos de testemunhas oculares, que viram uma aeronave de pequeno porte, de cor branca, que fazia um voo de baixa altitude e teria caído no rio.
O Corpo de Bombeiros informa ainda que foram encontrados vestígios, como mencionado por populares sobre dois recipientes para armazenar combustível e duas garrafas de água mineral.
Porém, não foi encontrado nenhum vestígio de destroços de aeronave no local, como também nenhuma vítima.
Em nota, a 3ª CIBM confirma que não há registro de desaparecimento de aeronave nos órgãos de controle da Força Aérea Brasileira (Cindacta 4).
Portanto, não tem informações concretas para confirmar um acidente aéreo.
O Corpo de Bombeiros em Parintins assegura que está monitorando a situação e que a equipe de buscas deve se deslocar novamente ao local para averiguar novas informações.
Em caso de informações concretas informe pelo telefone (92) 99236-6638.
- Por Neudson Corrêa