O Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Santa Rita, por meio do Programa de atendimento à família (PAIF), promoveu na quarta-feira, 28 de maio, uma roda de conversa com grupo de gestantes e puérperas. Ação teve como tema “Vínculos maternais, colo que acolhe”.
Entre os assuntos que foram abordados estão o autocuidado, direito das gestantes, gestante em alto risco e orientações da saúde, educação, assistência e momento de descontração.
O momento contou com a participação de psicóloga do Ambulatório Municipal de Emergência (AME), e o facilitador de oficina e de dança.
A técnica do Cras Santa Rita e responsável pela roda de conversa, Adriana Sarkis, comenta o trabalho do PAIF dentro do centro de Referência.
“Isso é para fortalecer os vínculos maternais através da prevenção de riscos e atividade de fortalecimento de vínculos com a família. E aí nós realizamos sempre essas atividades com parceiros, por exemplo, hoje nós tivemos a psicóloga Maíra para nos ajudar a fortalecer as mãezinhas em relação à saúde em combate à redução da mortalidade materna”.
A gestante e participante da roda de conversa, Samandra Rodrigues, comenta sobre a experiência de participar do momento de aprendizado e descontração.
“Tivemos muitas orientações da saúde, educação, assistência. Houve assim também um momento de descontração, que foi bem legal, com danças e brincadeiras”, comentou.
- Por Franci Maia / Alvorada Parintins
Foto: Divulgação