Busca

Dom Giuliano Frigeni celebra hoje 22 anos de Consagração Episcopal

Giuliano Frigeni, do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), se tornava o 4º bispo da Diocese de Parintins em 19 de março de 1999.

Dom Giuliano Frigeni celebra hoje 22 anos de Consagração Episcopal
Há 22 anos, no dia 19 de março de 1999, Giuliano Frigeni, sacerdote do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), se tornava o quarto bispo da Diocese de Parintins. Ele foi nomeado pelo então Papa e hoje santo, João Paulo II. A posse ocorreu seis dias depois, na Catedral de Nossa Senhora do Carmo. [caption id="attachment_13647" align="aligncenter" width="696"] Foto: Liam Cavalcante[/caption] Sucessor de dom Arcângelo Cerqua, dom João Risatti e dom Gino Malvestio, todos do PIME, dom Giuliano escolheu como lema para a caminhada episcopal a citação “TAM PATER NEMO”, que quer dizer “Ninguém é tão Pai”. [caption id="attachment_13636" align="alignright" width="300"]Dom Giuliano, bispo da Diocese de Parintins, rodeado de crianças Foto: Dorival Nascimento[/caption] A referência da frase se dá em homenagem a paternidade de São José, que ensinou os desafios da humanidade ao Menino Jesus e conduziu com sabedoria a Sagrada Família. Natural de Bérgamo, na Itália, dom Giuliano está com 74 anos, próximo de completar seu tempo de missão a frente desta igreja na Amazônia. Conforme o Código do Direito Canônico, os sacerdotes e bispos, ao completarem 75 anos, devem entregar o ofício. Quem tem a última palavra e deve decidir pela continuidade ou renúncia é o Papa Francisco, no ano que vem. Dom Giuliano disse que durante esses 22 anos como bispo, sua maior alegria é ter ordenado vinte padres diocesanos. “Minha maior alegria é de ter acompanhado e consagrado 20 padres diocesanos e um deles do PIME, e depois os 7 primeiros diáconos permanentes e este processo dos seminaristas que estão se preparando. É se alegrar porque estes são como filhos”  “Esta Igreja, realmente, é obra não somente do padres e dos missionários, mas já tem um monte de gente aqui que é missionária que tem o desejo de servir e fazer conhecer Cristo”, enfatizou.

Documentário: "Ninguém é tão Pai"


https://youtu.be/DIHHSFkgCjE
 A TV Alvorada Parintins produziu um minidocumentário sobre a trajetória missionária de dom Giuliano Frigeni, que esta disponível no canal no youtube Alvorada Parintins. Na produção, ele relembra como recebeu a notícia que se tornaria bispo de Parintins e fala da importância da igreja católica para o desenvolvimento da região do Baixo Amazonas. A obra mostra imagens raras feitas pela TV Alvorada no dia em que a Catedral ficou lotada para recepcionar o novo bispo, além de trazer fatos que marcaram as últimas duas décadas da Diocese de Parintins.