Parintins reafirma seu protagonismo na saúde pública do interior do Amazonas ao participar com destaque da VI Mostra "Amazonas Aqui Tem SUS", realizada nesta semana em Manaus. O município foi representado por cinco trabalhos técnicos, selecionados na etapa municipal, que demonstram a qualidade, o compromisso e a inovação das políticas públicas de saúde desenvolvidas na Ilha Tupinambarana. O evento aconteceu nos dias 7 e 8 de maio.
As apresentações abordaram temas variados, desde o combate a arboviroses, obesidade até a humanização do pré-natal e a participação social na gestão do SUS. A diversidade e profundidade dos temas reforçam o papel de Parintins como referência estadual na atenção à saúde da população.
O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, elogiou o desempenho dos profissionais e destacou a importância da participação. “Parabenizo, em nome do prefeito Mateus Assayag e da vice Vanessa Gonçalves, todos que representaram Parintins nessa mostra. É gratificante ver o trabalho desenvolvido com tanto empenho e sensibilidade sendo reconhecido no estado. Mostramos mais uma vez que Parintins faz saúde com qualidade, com iniciativas que impactam a vida das pessoas”, enalteceu o secretário.
Um dos destaques foi o trabalho do enfermeiro Raí da Silva Cardoso, que abordou a realização de cirurgias bariátricas no município. O trabalho do profissional foi classificado para apresentação na etapa nacional da mostra. “Esse é um avanço histórico para Parintins e principalmente para os pacientes. As cirurgias bariátricas mudam vidas, promovem saúde e devolvem autoestima a quem convive com a obesidade severa. Mostrar que esse serviço está sendo ofertado com responsabilidade e dentro dos protocolos do SUS, aqui mesmo no interior, é uma conquista que nos coloca em destaque entre as cidades amazônicas,” afirmou Raí.
A coordenadora da atenção básica da Secretaria de Saúde, Leidiane Valente ressaltou o que a participação em Manaus foi resultado da etapa municipal "Parintins Aqui Tem SUS", realizada no início de abril, onde 32 trabalhos foram inscritos. Ela reforça o engajamento dos profissionais da saúde local com o fortalecimento do SUS e o cuidado com a população.