A Prefeitura de Parintins, por meio da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), dá o pontapé inicial na Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, com uma programação focada na educação e conscientização. O tema deste ano é "No trânsito, escolha a vida", e as primeiras atividades incluem palestras educativas nas escolas.
O objetivo principal é levar informações sobre segurança viária para crianças e adolescentes, formando uma nova geração de motoristas, pedestres e ciclistas mais conscientes. As palestras abordam temas como o uso correto da faixa de pedestres, a importância do cinto de segurança, o perigo de usar o celular ao dirigir e o respeito às leis de trânsito.
De acordo com o diretor da EMTT, Danilo Roberto, a educação é a ferramenta mais eficaz para reduzir acidentes e tornar o trânsito de Parintins mais seguro. "Entendemos que a mudança começa na base. Ao educar nossas crianças e jovens, estamos investindo em um futuro com menos acidentes e mais respeito entre todos que compartilham as vias," afirma o diretor.
A EMTT planeja expandir as ações da Semana do Trânsito para além das escolas, com blitz educativa e outras atividades de conscientização. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em promover um trânsito mais seguro e humano para todos os parintinenses.