O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), entregou, nesta terça-feira (1º/07), aproximadamente 50 mil itens alimentícios a dez Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do município de Parintins. Os alimentos são resultado da arrecadação da Festa dos Visitantes, evento que antecedeu o 58º Festival de Parintins 2025.
A Festa dos Visitantes foi apoiada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Governo do Amazonas. A Festa, incentivada pela Lei Rouanet, foi patrocinada pela empresa Eneva, responsável pelo maior empreendimento em construção no Amazonas no momento, o Complexo Termelétrico Azulão 950, que vai gerar energia suficiente para abastecer 4,4 milhões de residências.
A operacionalização da festa ficou a cargo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que também conta com o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultura (AADC) e Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa).
As instituições beneficiadas foram selecionadas por meio do edital de chamamento público n.º 002/2025, promovido pelo FPS, e atuam no fortalecimento de vínculos familiares, no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social e no apoio a trabalhadores informais da região.
Esta é a terceira edição consecutiva da campanha de arrecadação de alimentos promovida durante a Festa dos Visitantes. A ação é coordenada pelo FPS, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e com o apoio de outras secretarias e órgãos estaduais.
“O Festival vai muito além da festa. Hoje nós conseguimos utilizar toda essa movimentação como uma ferramenta de solidariedade. Esses alimentos vão beneficiar milhares de famílias”, destacou a secretária executiva do FPS, Kathelen Braz.
Entre as instituições contempladas está a Boi Mirim Tupi, agremiação folclórica que também desenvolve atividades com crianças e adolescentes. Segundo o secretário Inaldo Andrade, a Festa dos Visitantes se consolidou como uma importante ferramenta social para as OSCs do município.
“Nós estamos muito felizes por sermos contemplados com esses alimentos. Nós atendemos crianças vulneráveis, que estão precisando dessa ajuda. Toda contribuição vai chegar na casa de alguém que precisa”, comemorou.
O presidente da Associação de Desenvolvimento Integral e Sustentável das Famílias Vulneráveis de Parintins e Baixo Amazonas – Povos da Floresta, Ernesto de Jesus, também celebrou a ação e destacou a importância do novo legado de solidariedade, criado pela atual gestão estadual, para comunidades mais afastadas da sede do município.
“A Vila Amazônia é uma comunidade ribeirinha, do outro lado do rio. Ela é também a maior comunidade do município de Parintins, mas que também tem muitos problemas sociais, então esses alimentos chegam em boa hora para atendermos essas famílias. Receber essa ajuda por meio do Festival é muito significativo”, disse.
Lista de instituições aprovados:
Associação de Desenvolvimento Integral e Sustentável das Famílias Vulneráveis de Parintins e Baixo Amazonas – Povos da Floresta;
Associação de Moradores do Bairro Itauna I (AMBI II);
Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (IAPIN);
Associação Folclorica Boi Bumbá Mirim Tupi;
Instituto de Mulheres Mãe Solo do Município de Parintins;
Associação Dom Gino Malvesti;
Associação Solidária de Pescadore(a)s e Aquicultores (as) e Trabalhadores (as) da Agricultura Familiar de Parintins e Região (ASSOLPESCA);
Colônia de Pescadores Z-17 de Parintins;
Associação Folclórica Boi Bumbá Mineirinho (AFBBM);
Associação de Desenvolvimento Agrário e Comunitário do Assentamento da Gleba de Vila Amazônica.