Busca

Igreja no Brasil aborda direito à moradia na Campanha da Fraternidade 2026

A campanha busca sensibilizar a sociedade sobre o direito à moradia digna como um reflexo da fé cristã.

Igreja no Brasil aborda direito à moradia na Campanha da Fraternidade 2026

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou nesta semana a identidade visual da Campanha da Fraternidade 2026, que terá como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A campanha busca sensibilizar a sociedade sobre o direito à moradia digna como um reflexo da fé cristã.

O tema foi sugerido pela Pastoral da Moradia e Favela e aprovado pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB. O assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, ressaltou que o lema bíblico ilumina a discussão sobre o direito à moradia, partindo do mistério da encarnação de Cristo, que veio morar entre os pobres e excluídos. "O tema Fraternidade e Moradia para a Campanha da Fraternidade de 2026 foi sugerido pela Pastoral de Moradia e Favelas do nosso Brasil e foi acolhido pelos bispos do Conselho Episcopal de Pastoral para ser o tema desta Campanha da Fraternidade. O lema, Ele veio morar entre nós, do capítulo 1º do Evangelho de São João, versículo 14, foi sugerido pelos bispos do conselho. Ele é uma referência ao mistério da encarnação, Deus veio morar entre nós".

O Brasil enfrenta uma grave crise habitacional, com um déficit de 6 milhões de moradias, além de 26 milhões de residências inadequadas. Padre Jean afirmou que essa realidade exige ações concretas para garantir um lar digno a todos, enfatizando a urgência de uma “conversão social” para transformar a realidade habitacional do país. "Hoje, no Brasil, nós temos um déficit habitacional quantitativo de 6 milhões de moradias, ou seja, faltam 6 milhões de casas no Brasil. Mas some-se a isto o déficit qualitativo, que é de 26 milhões de moradias, o que significa que 26 milhões de moradias no Brasil não são adequadas, não são dignas, não são boas para que os filhos e filhas de Deus nela habitem".

A imagem da campanha mostra Jesus coberto por um cobertor, com os pés feridos, simbolizando a presença de Cristo nos marginalizados. O cartaz também traz uma cidade dividida por cores contrastantes, representando as desigualdades sociais, com a igreja e a cruz no centro, convocando à reflexão e ação pela dignidade humana e justiça social.