Busca

Justiça Eleitoral em Parintins registra baixa procura de eleitores para regularização do título

Com fim do prazo, os eleitores que não compareceram correm o risco de ter o título de eleitor cancelado, o que acarreta diversas implicações legais e civis

Justiça Eleitoral em Parintins registra baixa procura de eleitores para regularização do título
Foto: Divulgação TRE-AM

A Justiça Eleitoral de Parintins demonstrou preocupação com a baixa procura dos eleitores pelo atendimento no cartório antes do encerramento do prazo para regularização do título. A expectativa era de uma movimentação maior.

Com o fim do prazo, os eleitores que não compareceram correm o risco de ter o título de eleitor cancelado, o que acarreta diversas implicações legais e civis.

O técnico judiciário do município, Marivaldo Chaves, explica as consequências dos cidadãos que tiverem os títulos cancelados.

"O eleitor não pode votar, a primeira coisa não pode votar, não pode tirar um passaporte, fazer empréstimos em instituições bancárias públicas, assumir um cargo em concurso público caso tenha passado ou mesmo que esteja sendo cotado para a nomeação. Então tudo isso daí o eleitor deixa de exercer os seus direitos por conta do título cancelado".

Segundo Marivaldo, os eleitores ainda podem resolver a sua situação. Basta comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral do município.

“O eleitor que tiver o título cancelado para regularizar deve comparecer aqui ao Cartório Eleitoral, trazendo o seu documento oficial com foto e também o seu comprovante de residência, todos originais, ele tem até o ano que vem, no início de maio, justamente quando fecha o cadastro novamente para as eleições de 2026”.

 

 - Por Samuel Vieira