Mesmo com a campanha de combate à poluição nas praias, iniciativa da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), os banhistas que foram à praia de Itaracuera do rio Uaicurapá, no domingo, 14 de setembro, encontraram no local grande quantidade de lixo, formado por garrafas de bebida, sacolas plásticas e restos de comida.
Pessoas que estiveram em dias anteriores na praia não corresponderam com a campanha da Sedema que reforça o compromisso de Parintins com o desenvolvimento sustentável e o cuidado com o patrimônio natural, especialmente os rios e praias que compõem a identidade da cidade.
Neste ano de 2025 se tornou frequente o total desrespeito com o meio ambiente em uma das mais belas paisagens da região do município de Parintins. A recomendação é sempre a de trazer o lixo produzido pelos banhistas.
A praia de Itaracuera do rio Uaicurapá recebe dezenas de pessoas nesta época do ano. Os grupos de pessoas deixam a cidade para apreciar a natureza e aproveitar para o lazer com a família e amigos.
De acordo com Luciana Silva, 42 anos, que foi com o neto de seis anos, “a viagem vale a pena, mas encontrar lixo na praia é desagradável e o risco de acidente com cacos de vidro é grande visto que foram encontradas diversas garrafas quebradas”.
Conforme o roteiro de viagem, alguns preferem deixar a cidade no sábado à noite, geralmente em embarcações ou lanchas rápidas, porém outras acham melhor viajar nas primeiras horas do dia. A viagem dura em média 2 horas ou 1 hora em lanchas.
Campanha
A campanha de combate à poluição nas praias, que encerrou no final de semana, a Sedema utilizou trilhas e palestras ambientais, rodas de conversa em instituições de ensino, mutirão de limpeza e distribuição de informativos sobre as ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente.
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sedema, Karol Fernandes, as ações continuarão ao longo de todo o mês de setembro, com foco na conscientização da população.
“Este é o mês que, em Parintins, a população começa a se deslocar para a praia e aproveitar esse recurso. Inclusive, já fazemos o apelo para que as pessoas que se dirigem para as praias levem sacos plásticos, guardem seus resíduos, retornem com eles para a cidade para que seja depositado na coleta domiciliar”, comenta.
A Semana Municipal de Combate à Poluição nas Praias é realizada anualmente e, em 2025, teve como tema: ‘Rios limpos, praias vivas: um compromisso com o meio ambiente de Parintins.’
- Por Neudson Corrêa / Alvorada Parintins
Foto: Arquivo