Mais de 60 mulheres iniciaram nesta segunda-feira 11 de agosto em Parintins, os cursos de “Corte Costura” e “Sandálias Artesanais”. A iniciativa fortalece a economia, estimula o empreendedorismo e abre portas para o mercado de trabalho.
Os cursos de qualificação profissional são ofertados gratuitamente pela Prefeitura de Parintins. As aulas são coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e ocorrem no Centro Municipal de Costura Dona Cota.
O curso de sandálias artesanais é destinado a iniciantes ou artesãs que buscam o aperfeiçoamento, querem aprender, praticar e vender os produtos confeccionados em casa. As aulas práticas terão duração de dois meses com material fornecido pela Prefeitura.
No primeiro dia de aula, dona Maria Elaine Colares, saiu com a expectativa de ser uma futura empreendedora. "A expectativa é uma oportunidade que está surgindo, a gente aprender a trabalhar com sandálios, daqui quem sabe futuramente a gente poder fornecer, vender, depois que terminar o curso, com certeza nós vamos passar por esse processo, já que já tem a presença, a gente vai em frente", frisou.
A estudante de serviço social, Emanuelle Marques, já possui noções de costura, mas busca no curso autonomia e independência financeira. "Já sei fazer bem básico, a reta no caso, um pouquinho de zigue-zague na máquina, mas aprender a aperfeiçoar para poder ver se eu consigo fazer roupa, alguma coisa, nem que seja o básico para poder conseguir uma autonomia, uma independência dentro de casa", ressaltou a estudante.
O curso de Corte Costura terá a duração de cinco meses com as etapas: básico, intermediário e avançado.