Em um pronunciamento online na noite desta quinta-feira (16), a Prefeitura de Maués confirmou dois óbitos suspeitos de Covid-19 no município. Um Indígena Saterê Mawé, de 67 anos, e um idoso de 80 anos foram as vítimas.
Os dois pacientes, que testaram positivo através do teste rápido, estavam internados no Hospital Dona Mundiquinha, e um deles deu entrada na unidade hospitalar na última quarta-feira (15), e teve quadro de saúde agravado em pouco mais de 24 horas, chegando ao óbito na noite nesta quinta-feira (17), de acordo com o secretário municipal de saúde Franmartony Firmo.
Atendendo as normas da Anvisa, os dois mortos não tiveram velório e foram enterrados ainda na noite desta quinta-feira (17), em um cemitério recém inaugurado no município.
Outros dois indígenas, que moram na mesma comunidade do saterê que veio a óbito, foram diagnosticados com Covid-19 pelo teste rápido, e aguardam a contra-prova do Laboratório Central de Manaus (Lacen).
10% da população mauesense, o que representa quase 7 mil habitantes, vivem em aldeias indígenas. Na comunidade com os casos positivos vivem 24 famílias, que já estão sendo monitoradas do Dsei Maués.
No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Maués registra 13 casos de Covid-19 confirmados por teste rápido e 4 confirmações pelo Lacen, onde ainda estão 7 amostras aguardando diagnóstico.
Medidas
Na intenção de impedir a proliferação da doença, o prefeito de Maués Júnior Leite (PSC) vai decretar o uso obrigatório de máscara no município.