Além das dificuldades causadas pelas chuvas, moradores próximos da Estrada do Macurany com a Rua Atuana sofrem diariamente com o acúmulo de água parada. A falta de um sistema de drenagem eficiente agrava a situação, e aumenta o risco de doenças para as famílias que residem na região.
Um dos moradores, afirma que o problema persiste há muito tempo e afeta também os motociclistas, ciclistas e pedestres que transitam pela Estrada do Macurany. Às vezes o pessoal passa por meio da água, quando chove. Então, o que acontece? Era para ter feito um sistema de drenagem aqui. Um sistema de esgoto, só que eles, não fizeram", afirma o morador.
Ele ainda ressalta que algumas pessoas atribuem a situação às famílias que vivem na Rua Atuana.
A Estrada do Macurany é uma via essencial para moradores do Residencial Parintins, Vila Cristina e, principalmente, para os acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
A estudante de Administração, Luiza Pereira, destaca a necessidade de intervenção dos órgãos competentes para solucionar o problema de saneamento básico na região. "Eu vejo assim que é inaceitável que aquele lamaçal na estrada ainda não tenha sido resolvido, porque isso demonstra uma falta de cuidado e de planejamento muito grande, além de colocar em risco a segurança das pessoas que passam por lá", destacou.
- Por Samuel Vieira
Foto: Aldair Rodrigues