A Cooperativa Mista de Mototaxistas (COOPMOTO) de Parintins reuniu os associados na manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, no Porto da cidade, para chamar atenção da população e mostrar apoio à fiscalização realizada pela Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) na circulação irregular de passageiros em triciclos motorizados.
Vale ressaltar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido transportar passageiros em veículos de carga. A infração está prevista no artigo 230, inciso 2, do CTB.
Para o presidente da COOPMOTO, Edvan Júnior, a cooperativa que depende diretamente dos passageiros enfrenta uma concorrência desleal com os triciclos motorizados, porque é somente com o transporte de passageiros que a classe consegue garantir a renda.
Marcos Sérgio, vice-presidente da COOPMOTO, ressalta que o intuito não é prejudicar ninguém, mas garantir a segurança dos passageiros.
“Se uma carrocinha dessa solta com quatro ou cinco passageiros, o que vai acontecer lá pra a frente? Ela vai perder o controle e essas pessoas vão capotar, podem morrer, porque não usam capacete, que é o essencial”, ressalta Marcos.
O presidente Edvan Júnior informou que em breve haverá uma reunião com a Prefeitura de Parintins para encontrar medidas que beneficiem a classe dos mototaxistas, tricileiros e condutores de tricilos motorizados.
Por Aldair Rodrigues
Foto do triciclo motorizado na matéria: Divulgação Internet