Busca

Ocupantes da área Shangai deixam local após prazo determinado pela Justiça

A reintegração de posse teve o apoio do Comando Geral da Polícia Militar, os Oficiais de Justiça, Sedema, Secretaria de Obras e Semasth

Ocupantes da área Shangai deixam local após prazo determinado pela Justiça
Foto: Divulgação Redes Sociais

Com o encerramento do prazo de 48 horas, determinado pelo Juizado da 2ª Vara de Parintins – Meio Ambiente Cível, em Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público, os ocupantes da área denominada “Shangai”, deixaram o local na manhã de sexta-feira, 28.

A reintegração de posse teve o apoio do Comando Geral da Polícia Militar, os Oficiais de Justiça, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), Secretaria de Obras e Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth).

Alfredo Costa, um dos ocupantes da área Shangai lamenta o ocorrido e alega que a própria omissão do poder público provoca essas ocupações.

A Semasth fez um cadastro para identificar o quantitativo das famílias no local. Alfredo Costa afirma que espera o desfecho da secretaria com a esperança de resolver a situação. “A secretária não estava presente, e ele me informou o seguinte, que a realocação das pessoas não se dará hoje, de forma imediata, eles ainda vão fazer o cruzamento dos dados, a partir daí eles vão identificar as famílias que realmente não têm casa para fazer a realocação”.

Wescley Tavares, subsecretário da Sedema, destaca a ação integrada na desocupação da área.

“Até o momento não houve nenhuma manifestação, nem oposição por conta dos invasores. Se retiraram todos do local e somente identificaram as estruturas e o crime ambiental que permanece como desmatamento e as áreas que foram queimadas aqui, além de afugentar a questão dos animais que tinham essa área como uma área de habitat”, destacou.

A Prefeitura de Parintins não se manifestou ainda oficialmente sobre a possível realocação, que é aguardada pelos ocupantes.

- Por Aldair Rodrigues