Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos têm até dezembro para se vacinar contra o HPV. O Ministério da Saúde ampliou o prazo para essa faixa etária, que passa a receber a imunização pelo SUS pela primeira vez.
O HPV (papilomavírus humano) está associado a diversos tipos de câncer, incluindo colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço. Até o início de setembro, mais de 115 mil adolescentes e jovens já haviam sido vacinados nesta etapa da estratégia nacional.
Segundo a pasta, a meta é proteger cerca de 7 milhões de jovens que não foram vacinados na idade recomendada, de nove a 14 anos, recebendo a dose única da vacina. Para facilitar o acesso, o imunizante está disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings.
Em Parintins, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e da Gerência do Programa Nacional de Imunizações (PNI), reforça a campanha de vacinação.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, explicou que todas as UBSs do município, incluindo unidades do interior, a UBS-Fuvial e as equipes de saúde Ribeirinha, dispõe da vacina. "Todas as unidades básicas da cidade, do interior, a UBS-Fuvial e as equipes de saúde de Ribeirinha têm o imunobiológico, ou seja, a vacina disponível no município de Parintins. O público-alvo que nós estamos buscando são os adolescentes na faixa de 9 a 14 anos e também uma intensificação no público de 15 a 19 anos".
Elaine reforçou que a vacinação é gratuita e que o objetivo de atingir 90% de cobertura do público-alvo. "É importante dizer para a população que nós temos a vacina, é gratuita. Essa intensificação em busca ativa vai até dezembro, mas é super importante que você vá à unidade de saúde, acompanhado seu cartão de vacinação e o documento de identificação, o RG e CPF, e vacine-se".
A campanha de intensificação segue até dezembro, buscando garantir que o maior número possível de adolescentes e jovens esteja protegido.