O Governo Federal realiza fase inicial do programa “Cidades Modelo Verdes Resilientes”, voltada para o enfrentamento das mudanças climáticas nos municípios, e por intermédio de vários Ministérios da cidade de Parintins que inscreveram o município para participar, a Ilha Tupinambarana foi selecionada e está entre as 50 cidades escolhidas para a fase inicial do projeto.
O anúncio foi feito durante o 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, realizado em Brasília. O prefeito Mateus Assayag enviou a carta assinada de compromisso e o município já está fazendo parte do programa do Governo Federal.
A escolha de Parintins reforça a relevância ambiental na Amazônia, região que enfrenta desafios como o desmatamento, queimadas e mudanças no regime de chuvas.
O subsecretario Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Wescley Tavares, comenta sobre os eixos que serão trabalhados dentro do projeto. "Seis eixos principais que incluem o uso sustentável do solo, arborização, tecnologias de baixo carbono, mobilidade urbana sustentável, gestão de resíduos urbanos para que as cidades sejam modelos resilientes realmente que possam ter ali o seu tratamento para enfrentar desafios como a queimada, a mudança do regime de chuva", destacou Wescley
- Por Franci Maia.