Busca

Parintins recebe caravana de idosos de Óbidos (PA) em ação de turismo cultural e cidadania

A atividade promoveu momentos de lazer, troca cultural e fortalecimento da cidadania entre os participantes

Parintins recebe caravana de idosos de Óbidos (PA) em ação de turismo cultural e cidadania
Foto: Pedro Coelho/Secom

A Ilha Tupinambarana, berço dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, recebeu no sábado, 14 de junho, um grupo de mais de 200 idosos do município de Óbidos, no Pará, em uma ação de turismo cultural da terceira idade. A atividade promoveu momentos de lazer, troca cultural e fortalecimento da cidadania entre os participantes.

A programação especial incluiu um city tour de triciclo pelas principais paisagens da cidade, proporcionando aos visitantes uma imersão na cultura e história de Parintins. Um dos pontos altos da recepção foi o acolhimento realizado na Praça Eduardo Ribeiro.

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, ao lado da secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Zeila Cardoso, deu as boas-vindas à comitiva. No local, também foi realizado um ato simbólico em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no domingo, 15, com a tradicional soltura de balões brancos como gesto de paz e respeito à pessoa idosa.

A caravana obidense foi coordenada pela secretária municipal de Desenvolvimento Social de Óbidos (SEMDES), Aldanete Farias, que representou o prefeito Jaime Silva. Também acompanharam o grupo o subsecretário Elison Santos, a diretora da Proteção Social Básica, Mayra Cristina, além da equipe de comunicação do município.

A ação foi marcada pelo espírito de acolhimento e integração entre os municípios, destacando a importância de iniciativas que valorizem a pessoa idosa, promovendo o respeito, a inclusão e o direito ao lazer e à cultura.