Busca

Paróquia de Lourdes realiza formação para multiplicadores da CF 2022 e Sínodo 2023

Participam dos encontros os coordenadores de pastorais, movimentos e comunidades eclesiais de base (CEBs).

Paróquia de Lourdes realiza formação para multiplicadores da CF 2022 e Sínodo 2023
A paróquia Nossa Senhora de Lourdes realizou na noite desta quarta-feira, 09 de fevereiro, uma  formação para  multiplicadores sobre a Campanha da Fraternidade 2022  e Sínodo 2021-2023. A iniciativa faz parte da estratégia de divulgação da CF 2022 que tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”  (Pr 31,26). A abertura se dará no dia 2 de março, por ocasião do início da Quaresma. Já o Sínodo, previsto para 2023, foi convocado pelo papa Francisco com o objetivo de escutar o Povo de Deus acerca dos “caminhos que a Igreja deve seguir para viver um renovado ardor missionário, atualizando sempre mais as suas estruturas, funcionamentos e ações”. As paróquias da Diocese de Parintins já iniciaram o processo de formação de multiplicadores, ou seja, das pessoas que serão as responsáveis por levar a mensagem e reflexão sobre realidade educativa no país e, consequentemente, nos municípios que integram a diocese. E, também, o compromisso de ouvir os anseios, desejos, preocupações e sugestões da comunidade católica e da família cristã para uma constante renovação dos caminhos da Igreja. Participam dos encontros os coordenadores de pastorais, movimentos e comunidades eclesiais de base (CEBs), a fim de, posteriormente, estudar e refletir os subsídios disponibilizados pelas paróquias em seus grupos particulares, como destacou a leiga Imaculada Nunes:
"Estamos aqui na nossa paróquia repassando os conhecimento adquiridos lá no Centro Pastoral Mãe de Deus, quando toda diocese esteve reunida. Estamos repassando para os coordenadores das comunidades e eles vão ser os multiplicadores, de tudo que vem sendo discutido da Campanha da Fraternidade e do Sínodo 2021/2023"
Para Graciene Lopes, professora do ensino infantil, o Sínodo é um convite do Papa Francisco àqueles cristãos que, por algum motivo, se afastaram da Igreja:
"A sinodalidade vem para que nós possamos caminhar, buscar aqueles nossos irmãos que estão um pouco afastados das nossas pastorais e movimentos e dizer a eles que eles são a igreja, que são importantes para o progresso e avanço da nossa igreja também"
    [caption id="attachment_18594" align="alignnone" width="696"] Foto: João Carlos[/caption]