
Prefeitura de Parintins aumenta conta de água em mais de 10%
A medida afeta principalmente as famílias mais carentes do município.

O parintinense amanheceu nesta sexta-feira com mais um aumento na tarifa de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins (SAAE). O último reajuste foi em fevereiro do ano passado.
O aumento na conta de água é 10,06% e vai afetar financeiramente as famílias carentes ou em extrema pobreza de Parintins. O decreto foi assinado pelo prefeito Bi Garcia e publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas nesta sexta-feira, dia 4 de fevereiro.
Entre as justificativas, a Prefeitura leva em consideração as recomendações contidas no Acordão nº 261/2017, de 27.04.2017, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE/AM que reconhece a insustentabilidade financeira do Serviço Autônomo de Agua e Esgoto de Parintins – SAAE.
Considera ainda, que as receitas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins – SAAE, na presente data, são insuficientes para pagar as despesas relativas ao consumo de energia elétrica necessária para fazer gerar os seus motores nas estações de bombeamentos;
A justificativa diz ainda que o que o SAAE arrecada é insuficiente, também, para pagar os custos com a manutenção de poços artesianos e de toda a rede de distribuição, além de não dispor de recursos para atender a demanda de investimentos necessários e, ainda, os recursos serem insuficientes para a contratação de servidores para atenderem os serviços em geral;
O SAAE é uma das autarquias do município de Parintins com maior reclamação da população, principalmente pelo constante corte no fornecimento de água potável nos bairros.
[caption id="attachment_18401" align="alignnone" width="399"]
Foto: Reprodução/Divulgação[/caption]
Clique aqui e confira o decreto na íntegra
