A Prefeitura de Parintins deu início ao Ano Escolar da área de várzea do município na manhã desta quinta-feira (03), reunindo professores, gestores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Durante o ato, o prefeito Mateus Assayag destacou a importância dos investimentos feitos pela Prefeitura de Parintins nas escolas de várzea, ressaltando o papel fundamental delas na formação cidadã e como instrumento de ascensão social.
Mateus Assayag anunciou a conclusão das escolas das comunidades Vila Nova, Ilha das Onças e Arquinho, além da construção de novos educandários nas comunidades do Saracura e Nossa Senhora das Graças do Limão.
Outro anúncio feito pelo prefeito foi o planejamento para antecipação do calendário escolar da várzea, fazendo a unificação com os calendários das escolas de zona urbana e zona rural terra firme. "Estamos trabalhando muito forte para ir antecipando esse calendário e em paralelo a tudo isso, fazendo a capacitação dos nossos profissionais da educação e também trabalhando muito forte para que a gente possa dotar de estrutura cada vez melhor as escolas da zona rural e, de forma muito especial, da várzea", frisou.
Para a secretária de Educação, Gizelle Soares, a abertura do Ano Escolar de várzea marca o pontapé inicial de um trabalho que visa proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes por meio da qualificação de professores, acompanhamento das práticas pedagógicas e questões administrativas dos educandários.
“A partir desse momento é traçar as metas juntamente com nossos professores e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação para que os nossos alunos tenham uma educação de qualidade. Traçamos alguns objetivos e metas a serem alcançadas com os profissionais, orientando sobre o decorrer do ano letivo, principalmente com informações administrativas, porque temos profissionais que atuarão pela primeira vez. É importante que eles recebam essas orientações", pontuou Mateus.
Nesta quinta e sexta-feira, professores, gestores e coordenadores pedagógicos das escolas de várzea participam de formação pedagógica no auditório Dom Arcângelo Cerqua. A qualificação é promovida por técnicos da Coordenação da Educação do Campo da Semed.
- Texto: Daniel Sicsú - SEMED/SECOM